Não possui cadastro? cadastre-se

Depoimento Natasha Thomas

Fábio Pimenta

Os Manuais de Escopo estruturam bem a forma de exigir as informações em um projeto. Ajudam bastante na contratação de paisagistas, profissionais de interior, acústica, entre outros, e auxiliam, por exemplo, a exigir o que deve constar no contrato e a negociar preço com base no escopo inicial.

 

Como fui professora de arquitetura na Universidade Federal da Bahia (UFBA), compartilhei com meus alunos a parte de detalhamento de projeto. Sinto uma falta desse quesito. Quanto mais detalhado for um projeto, melhor. Ter a definição das responsabilidades e do papel de cada um logo no início do projeto, é fundamental. O mercado deve aumentar as exigências, já que, enquanto exige-se pouco, não há evolução. Quando o nível de exigência é maior, há contribuição para elevar o patamar de qualidade.

 

Os manuais ajudam a gerenciar o processo de desenvolvimento dos projetos e o empreendimento como um todo, de modo que os projetos executivos e complementares com detalhamentos sejam entregues antes de iniciar a construção, já que o desenvolvimento dos projetos, depois de a obra ter começado, inviabiliza o seu amadurecimento e a otimização das soluções. Assim, é necessário desenvolver os projetos de forma mais integrada, contemplando instalações, acústica, arquitetura, interiores, estrutura etc, compatibilizando os projetos com análises criticas para identificar as interferências e fazer as devidas alterações antes de iniciar a obra. Para isso é preciso gastar mais tempo na fase de projetos e planejamento da obra.

 

Os Manuais de Escopo são uma excelente ferramenta de trabalho que precisam ser mais divulgados e difundidos para os escritórios.

 

Natasha Thomas, é inglesa, mora e trabalha no Brasil há oito anos. Ela é engenheira civil formada pela Universidade de Brighton, da Inglaterra, com mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e especialista em Gerenciamento de obras (UFBA). É assessora técnica do SindusCon-BA e pesquisadora na área de construção sustentável, canteiros de obra sustentáveis e ciência e engenharia de materiais. Natasha também é auditora do BREEAM International metodologia de avaliação ambiental de edificações e assistente do processo AQUA.

Patrocinadores
Daikin Promaflex ConstruOffice Sistema Navis

Saiba mais
Manuais de Escopo
 
® Secovi 2017 - Todos os direitos reservados Site desenvolvido por Sistema Navis