Não possui cadastro? cadastre-se

José Roberto Muratori

José Roberto Muratori

Projeto de Automação Residencial e Predial tem por característica ser generalista, dependente e integrador de todos os outros projetos. Ele precisa de informações de iluminação, elétrica, decoração, segurança etc. É o que amarra os demais e, por isso, tem que ser tratado como um projeto a mais. Depois de pronto, é necessário fazer uma compatibilização com os demais projetos básicos, pois ele estuda como os diferentes sistemas (elétrico, ar-condicionado, iluminação, decoração, segurança) vão se integrar. Por envolver todos os demais, um projeto de automação deve ter um escopo muito bem definido.

 

Devido ao fato de a automação ser uma disciplina muito nova na construção civil, em geral, o contratante de um projeto deste não tem noção exata do que está sendo contratado. A solicitação normalmente é feita sem saber que escopo deve ser atendido. Fica então na decisão exclusiva do fornecedor, que não é cobrado de forma adequada pela falta de conhecimento e parâmetro do contratante.

 

O Manual de Escopo de Automação e Segurança procura nivelar os dois lados, fornecendo subsídios ao contratante, que aprende o que deve exigir, e ao contratado, que sabe a sua medida de desempenho e onde será cobrado. Meu escritório faz uso deste e de outros manuais de escopo desde 2010.

 

Devido ao citado desconhecimento do mercado em relação a projetos de automação, faço espontaneamente um trabalho de divulgação, quase que de catequese, para que as pessoas conheçam a disciplina em mais detalhes e saibam o que cobrar de um projetista. Em meu escritório, somos entusiastas da iniciativa, compartilhamos o site dos Manuais de Escopo com nossos clientes.

 

Embora as construtoras não exijam, fornecemos o máximo de informações na proposta. Ofereço ao cliente um projeto completo com o escopo que deve ser atendido, inclusive com serviços opcionais, conforme recomenda o manual.

 

José Roberto Muratori, engenheiro de produção pela Poli-USP, especializado em Administração de Empresas pela FGV. Sócio do escritório de projetos de automação residencial e predial MARBIE Systems e presidente da AuReside (Associação Brasileira de Automação Residencial).

Patrocinadores
Daikin Promaflex ConstruOffice Sistema Navis

Saiba mais
Manuais de Escopo
 
® Secovi 2017 - Todos os direitos reservados Site desenvolvido por Sistema Navis