Não possui cadastro? cadastre-se

ENECE 2018 - Redirecionando a engenharia estrutural

29/11/2018

 

Cerca de 300 participantes, entre projetistas estruturais, construtores, fornecedores de produtos e serviços, estudantes e interessados acompanharam o 21º ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, o maior evento voltado exclusivamente para a engenharia estrutural do país e promovido pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) que aconteceu no dia 25 de outubro de 2018, em São Paulo (SP).

 

A cerimônia de abertura, marcada pela posse da nova diretoria da entidade eleita para o biênio 2018-2020, contou com representantes de entidades parceiras, como Carlos Roberto Mingione, presidente da Regional São Paulo do Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), Sérgio Hampshire, presidente da ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas), Júlio Timerman, presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), Miriana Pereira Marques, vice-presidente do Instituto de Engenharia, Iria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Carolina Fonseca, gerente executiva do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço) e Paulo Camillo Penna, presidente da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), que compuseram a mesa ao lado do então presidente da ABECE eng. Jefferson Dias de Souza Junior.

 

A nova diretoria foi empossada pelo conselheiro da entidade, eng. Eduardo Barros Millen, e ficou assim composta: João Alberto de Abreu Vendramini (presidente), Enio Canavello Barbosa (vice-presidente de Relacionamento), Luiz Aurélio Fortes da Silva (vice-presidente de Tecnologia e Qualidade), Leonardo Braga Passos (vice-presidente de Marketing) e os diretores Roberto Dias Leme (Administrativo-financeiro), Suely B. Bueno (Normas Técnicas), Tomás Vieira de Lima (Estruturas Metálicas), João Luis Casagrande (Pontes e Estruturas), Luis Otávio Baggio Livi (Pré-moldados), Alio Ernesto Kimura, Claudio Adler, José Augusto de Ávila, José Martins Laginha Neto, Ricardo Borges Kerr, Rodrigo Nurnberg, Tiago Garcia Carmona e Túlio Nogueira Bittencourt.

 

O novo presidente da ABECE, eng. João Alberto de Abreu Vendramini, agradeceu a maciça presença das entidades parceiras, dos patrocinadores e apoiadores do evento e dos profissionais do setor e estudantes. Enfatizou que o Brasil está entrando numa nova fase de sua história, após o recente período de grandes dificuldades na economia e, em especial, na construção, é um momento de um posicionamento diferente da ABECE frente a seus associados, colaboradores, parceiros e demais players do segmento.

 

“A ABECE deverá ser protagonista de um processo intenso de valorização do profissional da engenharia estrutural, buscando o reconhecimento da sociedade para a importância do engenheiro de estruturas, quase sempre um desconhecido”, ressaltou.

 

Para o novo presidente, a ABECE tem que retomar parcerias antigas, identificar novas possibilidades de atuação, intensificar a sinergia com os clientes e fazer com que a sociedade brasileira conheça e reconheça a excelência da engenharia nacional.

 

Destacou algumas ações a serem empreendidas para expandir a atuação da entidade em nível nacional e enfatizou a necessidade de motivar os profissionais do setor a se unirem e colaborarem em prol da engenharia estrutural brasileira.

A programação do evento seguiu com palestras proferidas por profissionais convidados e culminou, no encerramento, com a entrega do 16º Prêmio Talento Engenharia Estrutural revelando os vencedores deste concurso promovido anualmente pela ABECE e pela Gerdau (veja os premiados: http://site.abece.com.br/index.php/ultimas-noticias-2/3434-vencedores-do-premio-talento-engenharia-estrutural-2018).

Na cerimônia de premiação, foi feita uma homenagem especial ao eng. Eduardo Barros Millen, que recebeu o título de Personalidade da Engenharia Estrutural 2018. Saiba mais: http://site.abece.com.br/index.php/ultimas-noticias-2/3436-eduardo-barros-millen-e-a-personalidade-da-engenharia-estrutural-2018

 

Presenças internacionais


Duas presenças internacionais foram destaque na programação deste ano do ENECE: Roberto Stark, do México, e Farid Ibrahim, dos Estados Unidos.

 

“Alcançando novas alturas em edifícios urbanos – exemplos internacionais de edifícios altos” foi o tema abordado pelo eng. Roberto Stark, que é formado pela Universidade Nacional Autônoma do México com mestrado e doutorado na Universidade de Illinois, Urbana - Champaign. Ele possui mais de 35 anos de experiência em estruturas de concreto armado e protendido e, atualmente, está envolvido no projeto de estrutura dos edifícios mais altos do México. É membro com direito a voto do comitê 318 do ACI - American Concrete Institute e, em 2008, recebeu o reconhecimento desta entidade pelo seu trabalho docente na área de concreto na América Latina.

 

Já o eng. Farid Ibrahim foi o convidado especial do evento para apresentar exemplos internacionais de construções especiais em concreto pré-moldado. Diretor da Clark Pacific, empresa líder no projeto, fabricação e construção de sistemas de construção pré-fabricados, é formado pela Universidade do Colorado e tem 35 anos de experiência em ajudar clientes, proprietários, designers e construtores a obter sucesso com design inovador e soluções de construção pré-fabricadas econômicas. Iniciou sua carreira na SA Miro como Engenheiro de Design, com foco em análise, projeto e inspeção de campo de sistemas estruturais de pisos, estruturas, fundações e sistemas de carga lateral de vários sistemas comerciais, industriais e residenciais. Atua na área de concreto pré-moldado desde 1985, quando ingressou na Stanley Structures em Phoenix (mais tarde adquirido pela Coreslab Structures) como Engenheiro de Projetos, onde foi responsável pela análise de sistemas prediais e pelo projeto de concreto estrutural pré-moldado e arquitetônico pré-esforçado. 

 

Inovações nas estruturas de aço

 

Todos os detalhes sobre o BS Design Corporate Towers, primeiro empreendimento A+ de Fortaleza (CE) projetado com a mais alta graduação de qualidade internacional e com pré-certificação LEED, foram apresentados na palestra do eng. Raimundo Calixto de Melo Neto, que atua em projetos com estruturas de aço nas áreas de Siderurgia, Química, Petroquímica, Edificações Comerciais e em projetos com estruturas de vidro.

 

Enfocando o projeto de estruturas de aço na construção híbrida, o palestrante demonstrou as análises preliminares de sistemas estruturais propostos, interação entre estruturas de aço e estruturas de concreto, o sistema “Diagrid” e a montagem da estrutura.

O BS Design é composto por duas torres e 21 pavimentos, onde serão distribuídas 690 salas comerciais e 18 lajes corporativas. Com a fachada inspirada em uma vela de jangada, halls sociais ambientados com móveis assinados por grandes designers, espelhos d’água e sky lounge, o empreendimento promete revolucionar o mercado imobiliário, também por sua inovação em design arquitetônico.

 

Norma de Desempenho e projeto estrutural

 

As normas técnicas na visão do advogado, com ênfase na norma de desempenho, assim como a importância dos projetos e execução estarem em conformidade com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), bem como outros regulamentos pertinentes, foram abordadas pelo advogado Carlos Pinto Del Mar.

 

Numa linguagem muito acessível aos engenheiros, Del Mar, que é membro e atual coordenador do Conselho Jurídico do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), consultor jurídico da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e membro da comissão de estudos da ABNT NBR 15575, falou sobre a relação de responsabilidade dos engenheiros de estruturas e demais fornecedores de produtos e serviços em uma edificação.

 

Norma para projetos de fixação

 

O coordenador do Comitê Técnico de Estudo sobre Fixações, constituído pela ABECE para padronizar as rotinas de dimensionamento e projeto de fixações (mecânicas e químicas) com a criação de um texto-base para ser divulgado no meio técnico e servir de parâmetro para um comitê normativo, eng. Tiago G. Carmona, apresentou as ações e avanços que vêm sendo desenvolvidos pelo Comitê.

 

Demonstrando que a criação de norma nacional para projetos de fixação com chumbadores químicos em concreto representa uma evolução técnica fundamental em processos construtivos que, em algumas etapas, utilizam as fixações, o palestrante enfocou as definições de tipologias de materiais, situações recomendáveis de aplicação e rotinas de cálculo/projeto.

 

Foi distribuído a todos os participantes do evento, o documento Recomendações ABECE - Projeto de Fixações com Chumbadores Químicos em Elementos de Concreto.

 

Especificações de concreto

 

A importância da especificação correta do concreto para o projeto e execução das obras foi apresentada pelo eng. Oswaldo Cascudo, formado pela Universidade Federal da Paraíba, mestre e doutor pela EPUSP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pelo Institut National des Sciences Appliquées - INSA de Toulouse/França.

 

Professor Titular da UFG - Universidade Federal de Goiás, lotado na Escola de Engenharia Civil e Ambiental, e atuante como pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPG-GECON), Cascudo é pesquisador e consultor nas áreas de tecnologia e ciência dos materiais, com especificidade no estudo dos concretos de cimento Portland, tendo como ênfase a durabilidade dos concretos. Especialista na temática da patologia e terapia das construções, com expertise na avaliação/inspeção, diagnóstico e terapia de problemas patológicos, envolvendo a linha da recuperação e reabilitação de estruturas de concreto. Em cerca de 30 anos de atuação, é consultor de várias empresas e obras no Brasil.

 

Associado Honorário


O eng. Antônio César Capuruço, diretor da Antônio Capuruço Consultoria e Projetos de Engenharia, sediada em Belo Horizonte (MG), foi escolhido pela ABECE para receber o título de Associado Honorário 2018, homenagem criada em 2000 para homenagear profissionais que tenham contribuído com relevantes serviços a engenharia brasileira há mais de 40 anos. Saiba mais: http://site.abece.com.br/index.php/ultimas-noticias-2/3433-antonio-cesar-capuruco-recebe-titulo-de-associado-honorario-2018.

 

Fonte: Abece

 

Patrocinadores
Daikin Promaflex ConstruOffice Sistema Navis

Saiba mais
Manuais de Escopo
 
® Secovi 2018 - Todos os direitos reservados Site desenvolvido por Sistema Navis