CTQ apresentará evento sobre prediais

Ao longo dos últimos quinze anos o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) manteve seus olhos atentos para as principais questões envolvendo sistemas prediais. Trouxe para o setor importantes debates sobre inovações em tecnologia da informação que se aplicam à construção civil; novas soluções para conservação de água e energia; atualização do mercado com temáticas como o impacto da Indústria 4.0 na construção, gerando conhecimentos e agregando valor às empresas do setor, entre outros.

Assim, a entidade realizará em seu auditório, no dia 22 de agosto das 10 às 18 horas, a 15ª edição do Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais, por meio do seu Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) e com o apoio do Comitê de Meio Ambiente (Comasp). Constituído por construtoras reconhecidamente engajadas em processos de melhoria da qualidade e desenvolvimento tecnológico, o CTQ identifica necessidades, desenvolve e promove ações com o objetivo de incrementar a produtividade das empresas.

A edição de 2019 destacará em sua programação os sistemas de água quente e água fria: o que muda na prática nos projetos com a nova norma ABNT NBR 5626; os sistemas de ar-condicionado e eficiência energética: projeto e orientação aos usuários; além de temas como conservação e uso de fontes alternativas de água: do projeto à utilização (NBR 16782 – Conservação de água em edificações e NBR 16783- Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações); G.H.P. – Gas Heat Pump para ar-condicionado e o C.H.P. – Co-geração a gás natural aplicados aos novos empreendimentos; tecnologia global de elevadores, soluções para grandes alturas e “cases” de outros países; sistemas prediais em edificação destinada ao ensino superior: o caso do novo edifício do  Insper em São Paulo.

Para Renato Genioli Jr., coordenador do CTQ do SindusCon-SP, a cadeia produtiva da construção tem um papel importante a desempenhar para que a economia se desenvolva de forma firme e consistente. “Pesa aí não apenas o fato de o setor ser um dos maiores empregadores em nível nacional, mas, principalmente, a certeza de que ele é o indutor de mudanças profundas e também responsável, realmente, pela construção de um país maior e melhor”, aponta Genioli.

A 15ª edição do Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais conta com a patrocínio ouro da Atlas Schindler, Comgás e LG, patrocínio prata da Incepa e patrocínio bronze da Tramontina Electrik. A Associação Brasileira da Indústria Materiais de Construção (Abramat), o Secovi-SP, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), o SindusCon-PR/Noroeste, Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Novo Hamburgo (Sinduscon-NH), o Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-002) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná Norte (Sinduscon-Paraná Norte),   a Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações (Abrinstal), o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), Associação Brasileira de Engenharia de sistemas prediais (ABRASIP), Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA),  o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Sinduscon-Caxias e a Building Commissioning Association (BCxA) Brasil, Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (ASFAMAS) e o Sindicato Da Indústria de condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel) apoiam o evento.

Para informações sobre a programação e inscrição, clique aqui. As inscrições para a participação remota são aqui. Conheça a programação preliminar:

10:00 Abertura

  • Jorge Batlouni Neto – Vice-Presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.
  • Renato Genioli Jr. – Coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP
  • Renato Soffiati Mesquita de Oliveira – Membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, coordenador do Seminário.

10:15 Sistemas de água quente e água fria: o que muda na prática nos projetos com a nova norma ABNT NBR 5626

  • Sergio Gnipper – Eng. Civil, Mestre em Engenharia e Diretor da Gnipper e Engenheiros Associados

10:45 Conservação e uso de fontes alternativas de água: do projeto à utilização (NBR 16782 Conservação de água em edificações e NBR 16783 Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações)

  • Virgínia Dias de Azevedo Sodré – Eng. Civil, Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Sócia da empresa InfinityTech Engenharia e Meio Ambiente.

11:15 Sistemas de ar-condicionado e eficiência energética: projeto e orientação aos usuários

  • Celso Doná – Gerente de Engenharia – Ar Condicionado, LG Eletronics

11:45 Mesa Redonda: Tendências e Inovações nos Sistemas Prediais

  • Fábio Villas Bôas – Eng. Civil, Diretor Executivo da Tecnisa S/A, membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade e coordenador do Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP
  • Alberto Fossa – Engenheiro eletricista, Doutor em Ciências, Diretor Executivo da ABRINSTAL – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações.
  • Sergio Gnipper – Eng. Civil, Mestre em Engenharia e Diretor da Gnipper e Engenheiros Associados
  • Virgínia Dias de Azevedo Sodré – Eng. Civil, Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Sócia da empresa InfinityTech Engenharia e Meio Ambiente.

12:30 Debates

  • Coordenação: Renato Genioli Jr. – Coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e Diretor da Construtora R. Yazbek

12:50 Almoço livre

14:00 Eficiência Energética: Panorama das tecnologias disponíveis e tendências

  • Lilian Sarrouf – Eng. Civil e graduada em Administração de Empresas, Mestre em Gestão Integrada de Meio Ambiente Segurança e Saúde, Diretora – L. Sarrouf Engenharia.

14:30 G.H.P. – Gas Heat Pump para ar-condicionado e o C.H.P. – Co-geração a gás natural aplicados aos novos empreendimentos

  • Representante COMGÁS

15:00 Novas tecnologias contribuindo na eficiência energética

  • Edmilson Moutinho dos Santos – Graduado em Economia e em Engenharia Eletrotécnica, Mestre em  Energy Management and Policy e em Planejamento de Sistemas Energéticos, Doutor em Economia da Energia, Professor associado do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP)

15:30 Debates

  • Coordenação: Renato Soffiati Mesquita de Oliveira – Membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e Diretor da Fortenge Construções e Empreendimentos.

16:00 Intervalo

16:30 Tecnologia global de elevadores, soluções para grandes alturas e “cases” de outros países.

  • José Luís Mundim Soares – Eng. Civil, Gerente de Marketing e Gestão de Vendas, Elevadores Atlas Schindler

16:50 Sistemas prediais em edificação destinada ao ensino superior: o caso do novo edifício do  Insper em São Paulo.

  • Bruno Cruz – Economista e pós-graduado em Administração de Negócios, com dupla titulação em Gestão de Pessoas, especializações em ITIL e SCM (Support Center Manager). Há mais de 15 anos, atua no setor de educação, focado em Áudio & Vídeo, Automação, Suporte à Tecnologia e Atendimento ao Cliente.

17:20 Debates

  • Coordenação: Renato Genioli Jr. – Coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e Diretor da Construtora R. Yazbek.

17:40 Encerramento

Fonte: SindusCon-SP