II Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R acontece em SP

O Comitê de Mulheres tem por objetivo ser referência para o setor AVAC-R, focado em gestão e operação, empreendendo inovações por meio de práticas sustentáveis

No dia 07 de março, aconteceu o II Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R, ocasião do lançamento do Comitê de Mulheres da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Cerca de 100 profissionais marcaram presença no Encontro, sendo 90% de público feminino, entre elas engenheiras, técnicas, profissionais de áreas comercial, operacional, entre outras competências. O evento aconteceu na FATEC Itaquera em SP.

Para Priscila Baioco, eleita presidente do Comitê de Mulheres da ABRAVA e gerente de vendas da Armacell, “O primeiro evento organizado pelo Comitê abordou temas importantes para o desenvolvimento da carreira das profissionais do setor. A participação e o engajamento dos presentes mostraram que estamos no caminho certo, somar forças para trabalhar a equidade de gênero buscando a igualdade de oportunidades.

O evento foi aberto oficialmente pelo Eng° Arnaldo Basile, presidente da ABRAVA que destacou que “Este é o 5° Comitê da ABRAVA supra departamental, que não está ligado a nenhum departamento nacional da associação. A, a criação deste Comitê de Mulheres tem o objetivo tratar dos interesses das mulheres, além de proporcionar interação das mesmas com os setores que representamos. A movimentação feminina ganhou vulto em 2019, o que nos fez decidir pela sua criação, proporcionando assim um fórum de desenvolvimento profissional”

O Encontro foi conduzido pela Profa. Anna Cristina da Fatec, sponsor do Comitê, que iniciou sua palestra destacando o “item 5”, das metas definidas pela Organização das Nações Unidas – ONU a serem cumpridas até 2030, que se refere a “Igualdade de Gênero”, cujo objetivo é “Alcançar a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres”. Ressaltou que, a mulher tem importante papel na sociedade e pode contribuir para que o Brasil entre para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico- OCDE tendo como um dos desafios a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH e a redução da desigualdade, colocando em evidência temas como: Mortalidade materna; Gravidez na adolescência; Igualdade de gêneros; e Participação na força de trabalho.

Para a Profa. Anna Cristina, da FATEC Itaquera, “A criação deste Comitê é uma vitória das mulheres e um ganho para o setor. Uma forma de atuarem de forma eficiente na área do AVAC-R”

A presidente do Comitê Priscila Baioco, destacou no Encontro a importância da do Comitê, e ressaltou que a criação do Comitê é uma iniciativa da ABRAVA, realizada sob reflexo de movimentações de mulheres profissionais e empresas atuantes no setor AVAC-R, fatos que se consolidaram no ano de 2019. O Comitê seguirá focado na missão de ser um fórum de discussão sobre a atuação feminina no setor AVAC-R. Entre as ações previstas para o primeiro ano de gestão estão: Desenvolver eventos/treinamentos para mulheres do setor AVAC-R – capacitação; Desenvolver o espírito empreendedor das participantes; Criação de novas oportunidades de negócios; Desenvolvimento de palestras e rodas de conversas com foco nas mulheres;e, Ações de sensibilização de empresas sobre a importância das mulheres no mercado de trabalho.

Na programação do evento, a profa. Jossineide Viana, formada em serviços sociais é docente dos cursos técnicos em Refrigeração e Climatização SENAI –RONDÔNIA, e gerente técnica na Vento Sul Soluções Térmicas. Abrindo a rodada de palestras, Jossineide abordou o tema “Boas Práticas em Refrigeração e Climatização” e destacou a importância de não ter retrabalho em campo, cuidados com o vazamento de fluído refrigerante em sistemas de refrigeração e climatização, destaque para a importância do certificado de não existência de não vazamento em sistemas, entre outros assuntos.

Para encerrar o Encontro, a palestra da Dra. Marina Nicolosi, formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, LL.M. Master of Law em Direito dos Contratos pelo Insper, e sócia fundadora de Adriana Dantas Advogados, especialista nas áreas de Compliance e Government Enforcement. A advogada apresentou no evento o tema “Inteligência Emocional Rumo ao 4.0” que teve por objetivo levar o público a pensar sobre qual é a importância da inteligência emocional no dia a dia,  com base no questionamento “o que faz uma pessoal ser emocionalmente mais inteligente que a outra”, destacando pontos como autoconhecimento, autocontrole, empatia, habilidade social, entre outros aspectos.

A 2ª. edição do Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R contou com o patrocínio das empresas: Bitzer; Eluma; FAPRO EAD – Faculdade Profissional de estudo à distância; Johnson Controls – Hitachi; Midea Carrier; e, Star Center. E, copatrocínio: Armacell; Daikin; Danfoss; Emerson; Full Gauge; RAC; e Reed/Febrava. Além do apoio de diversas entidades ligadas aos setores direta e indiretamente. Entre os presentes, o presidente do Sindratar-SP, o eng. Carlos Trombini.

Uma ação inédita no setor AVAC-R foi que o Encontro contou com um Espaço Kids onde as participantes puderam ir acompanhadas com seus filhos, que contaram com uma programação específica para eles. A ideia do Espaço foi idealizada pela comissão organizadora do evento, já que o mesmo aconteceria em um sábado.

A 1ª. reunião oficial do Comitê Nacional de Mulheres da ABRAVA ficou agendada para o dia 07 de abril, as 9hs na sede em SP. Para informações no eventos@abrava.com.br

Fonte: Abrava