Comitê de Estanqueidade de Estruturas de Concreto

A integração dos diversos setores envolvidos na estanqueidade de estruturas de concreto fortalece o desenvolvimento das construções ao longo da sua vida útil. Atentos a esta necessidade e com o objetivo de promover pesquisas e eventos nesta área, o IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização e o IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto assinaram um protocolo para a formação de um Comitê Técnico, o CT 501 – Comitê Técnico Ibracon/IBI de Estanqueidade das Estruturas de Concreto, coordenado pelo engenheiro José Miguel Morgado, diretor executivo do IBI Brasil e pelo MSc Engº Emílio Minoru Takagi. Os participantes são profissionais das duas entidades e também convidados.

Durante a criação deste comitê foi aprovada a realização do primeiro Seminário de Estanqueidade das Estruturas de Concreto, que ocorrerá no dia 18 de outubro, em Fortaleza, durante o 61º Congresso Brasileiro do Concreto, evento apoiado pelo IBI Brasil. O evento será considerado o marco inicial do Comitê Técnico e abordará os principais temas e práticas.

O objetivo é a cooperação técnica entre as duas instituições renomadas para o desenvolvimento de trabalhos que auxiliem a normatização brasileira. “Além disso, também serão elaboradas práticas recomendadas, como uma forma de promover a atualização constante dos procedimentos, materiais e mão de obra para atuar de forma preventiva e corretiva”, explica Jaques Pinto, presidente do IBI Brasil.

Para o professor Paulo Helene, diretor técnico do IBRACON, as estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas para serem resistentes e ter pelo menos 50 anos de vida útil. “O propósito deste comitê é evitar, minimizar e impedir problemas de estanqueidade nos projetos. Este trabalho será realizado através de reuniões periódicas, workshops, cursos e palestras, com finalidade de difundir a importância da impermeabilização nessas estruturas”, afirma o professor.

A maior parte dos problemas de estanqueidade decorre em função do mau uso de impermeabilizantes ou, até mesmo, sua inexistência. A água é o solvente universal e participa de modo determinante de todas as reações degenerativas do concreto e do aço da armadura: corrosão, reação álcai-agregado, reação com sulfatos, lixiviação, fissuras, entre outros. Justamente para aprofundar esses estudos e apresentar soluções e boas práticas ao mercado, as instituições decidiram se unir para ampliar o acesso ao conhecimento sobre o tema.

SERVIÇO
1° Seminário de Estanqueidade das Estruturas de Concreto

Local: 61º Congresso Brasileiro de Concreto – Fortaleza/CE
Data: Sexta-feira (18/10)
Horário: das 10h00 às 12h30
Informações: http://www.ibracon.org.br/eventos/61cbc/

Sobre o IBI Brasil:

O IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização foi fundado em abril de 1975. É uma entidade técnica sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços e do mercado de produtos químicos voltados para construção civil. Para tanto, promove ações e parcerias com institutos de pesquisa; órgãos públicos; projetistas e universidades. É administrado por um Conselho Deliberativo, eleito pelos sócios, com mandato de dois anos. Congrega em seu quadro sócios beneméritos, fundadores, fabricantes, aplicadores, distribuidores e revendedores de produtos impermeabilizantes e químicos voltados a construção civil. Informações: www.ibibrasil.org.br Sede administrativa: Avenida Queiroz Filho, 1.700, sala 507 (Torre D) – Condomínio Villa Lobos Office Park, na Vila Leopoldina – São Paulo –  Tel.: (11) 3255-2506.

Fonte: IBI