Sabesp criará canal digital para a construção

A Sabesp está dando andamento a uma ampla reformulação que resultará na implementação em etapas de uma nova plataforma comercial, até junho de 2020. Disponibilizará um Canal Digital de Relacionamento com o Empreendedor, que auxiliará na padronização das exigências feitas pelas diversas regionais da empresa. E para agilizar a instalação de redes, deverá criar uma Sociedade de Propósito Específico de Empreendimentos Imobiliários.

Estes foram alguns dos anúncios feitos pela superintendente Comercial e de Relações com os Clientes da Sabesp, Samantha Souza, na reunião do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP, em 10 de outubro.

A reunião, realizada na nova sede do SindusCon-SP, foi conduzida pelo coordenador do CTQ, Renato Genioli, e pelo coordenador-adjunto, Fabio Villas Bôas. A superintendente da Sabesp veio a convite da integrante do CTQ Daniela Ferrari Toscano de Britto, que mantém uma interlocução institucional do SindusCon-SP com a estatal.

Acompanhada do gerente de Pesquisas e Estudos de Mercado da companhia, Sergio Vieira Silva, Samantha relatou que a estatal também vai rever as principais normas e aperfeiçoar o Manual do Empreendedor, realizando treinamentos e criando uma aula em vídeo para melhorar seu entendimento.

A superintendente informou estar gestionando diversas medidas junto à Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), tais como zerar a taxa de ligação de abastecimento de água nos canteiros de obras. Ela recebeu diversas sugestões e estudará a implementação de um canal de atendimento para as empresas do CTQ, além de impulsionar os treinamentos.

Samantha apresentou os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada junto a 75 empresas, que mostrou um grau médio de satisfação de 52% e resultou em dezenas de propostas de aperfeiçoamento dos procedimentos da companhia, ora em estudos.

Os quesitos avaliados, com os respectivos percentuais de satisfação, foram os seguintes: Atestado de Existência da Rede (49%), Emissão de Carta de Diretrizes (46%), Aprovação de Projetos (51%), Execução de Obras (53%), Recebimento da Obra (39%) e Manual do Empreendedor (78%). Grosso modo, os maiores motivos de insatisfação apontados foram custos, burocracia e morosidade.

Fonte: SindusCon-SP