Seminário Tecnologia de Estruturas será em 28 de agosto

Inovações em fundações, estruturas e industrialização em destaque

Já estão abertas as inscrições para o 26º Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações, que o SindusCon-SP realizará por meio do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) e do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) em 28 de agosto, das 10h às 18h, em formato híbrido, sendo a parte presencial na sede da entidade (r. Dr. Bacelar, 1.043, São Paulo).

Principal seminário anual que traz as inovações e suas aplicações práticas em estruturas e fundações de edificações, o evento é destinado a diretores, gerentes e profissionais de engenharia e arquitetura de construtoras, incorporadoras, projetistas, empresas de sistemas construtivos, professores, pesquisadores e estudantes de escolas de engenharia, arquitetura e tecnologia de edificações.

Novos desafios em fundações

A primeira palestra será uma Aula Magna do professor Sussumu Niyama, sobre o tema “Como garantir um projeto de fundações bem-feito”. Márcio Abreu de Freitas, engenheiro da Geofix, falará sobre “Estacas escavadas – evolução e tendências do mercado imobiliário”, assunto relevante sobre a execução de fundações na construção de edifícios altos.

Na sequência, Rosane Bevilaqua, gerente de Marketing, Inovação e Desenvolvimento de Negócios da Gerdau, fará uma apresentação sobre “Emendas de barras – tecnologia ao nosso alcance para redução de custos e garantia de qualidade”, abordando inovação na aplicação de emendas de vergalhões utilizados em peças grandes que exigem duas ou três juntas.

Completando esta primeira parte, Ricardo Garanhani Neto, sócio da ML4 Engenheiros Associados, e Luiz Aurélio Fortes da Silva, diretor da Sis Engenharia, mostrarão como foi executado o grande bloco de fundação com as estacas cravadas ao lado do túnel da Linha Laranja do Metrô, na edificação do empreendimento Modo Pompeia. Trata-se do maior bloco de fundação de um edifício da América do Sul. Seguem-se debates com os palestrantes, com mediação de Jorge Batlouni Neto, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP.

Desafios em escoramento e retrofit

Após o brunch oferecido aos participantes, Allyson Paulo Schiavinato, superintendente técnico da Supermix, abordará o tema “Concreto com baixa permeabilidade: tecnologia aplicada à durabilidade estrutural”. Augusto Pedreira de Freitas, sócio da Pedreira de Freitas Engenharia, falará sobre “Projetando estruturas de retrofit a oito mãos e encarando desafios”, como o de modernizar edifícios antigos atendendo às normas técnicas contemporâneas.

A empresa Ulma apresentará um sistema inovador de escoramento para lajes planas. Em seguida, Bruno Pereira, da Somarsil, mostrará os “Sistemas de fôrmas e escudos de proteção – industrialização da produção”.

Encerrando o bloco, Luis Fernando Ciniello Bueno, coordenador do CTQ e diretor técnico da Rocontec, apresentará os “Sistemas complexos e suas soluções de engenharia” aplicadas no retrofit do antigo Transamérica Hotel no bairro de Santo Amaro, que está sendo transformado no Beyond, um clube com piscina de ondas. Roberto Clara, vice-coordenador do Grupo de Estruturas do CTQ, mediará os debates com os palestrantes.

A abertura será feita por Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP; Jorge Batlouni Neto; Luis Fernando Ciniello Bueno e Roberto Clara.

Para inscrição presencial, clique aqui.

Para inscrição online, clique aqui.

Fonte: SindusCon-SP