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PROPOSTA - Projetos e Serviços de Coordenação de Projetos

Marque abaixo os serviços desejados para elaboração da proposta.
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FASE A: CONCEPÇÃO DO PRODUTO

CPR- A 001 - Contato inicial com o empreendedor, definição do escopo de coordenação e formulação do Programa de Necessidades - (briefing) geral do empreendimento.

Descrição da Atividade

Entrevista com o empreendedor ou seus representantes, apresentação do escopo de serviços de coordenação, compreensão das necessidades e avaliação das demandas específicas.

Discussão quanto à forma de atuação e aos limites de responsabilidade da coordenação de projetos Definição dos parâmetros específicos para a atuação da coordenação de projetos no empreendimento em pauta

 

Dados Necessários

Contratante

  • Expectativas do empreendedor, investidores, financiadores, clientes finais e demais agentes envolvidos (observação1)
  • “Conceitos”, estratégias e padrões de atuação do empreendedor
  • Tecnologias construtivas pretendidas
  • Limitações de orçamento (budget)
  • Limitações de prazos de projeto, gerais e por etapas
  • Limitações de prazos de execução
  • Definições prévias para o produto

Produtos Gerados

  • Ata de reunião com o empreendedor ou seus representantes
  • Escopo de coordenação de projetos acordado com o contratante
  • Proposta técnica para serviços de coordenação de projetos (observação 2)
  • Primeira versão do Programa de Necessidades (briefing geral) do empreendimento

Observações

  1. A formalização do relacionamento entre a coordenação de projetos, empreendedor e projetistas é fundamental para garantir seu comprometimento com os objetivos técnicos do empreendimento.

 

2. A proposta técnica para serviços de coordenação de projetos deve levar em conta as atividades já desenvolvidas pelo empreendedor e demais agentes envolvidos. Esta atividade inicial poderá ocorrer em fase mais adiantada do desenvolvimento dos projetos e será necessário, nesse caso, conhecer e analisar essas atividades até então realizadas, para adequação do escopo de coordenação de projetos.

CPR-A 002 - Ciência e análise das restrições legais de uso e ocupação para o terreno em estudo.

Descrição da Atividade

Análise das características do lote quanto ao zoneamento e exigências relativas aos coeficientes de utilização, categorias de uso e ocupação e demais regulamentações incidentes. (Observação 1)

Dados Necessários

Projetistas (observação 2)

  • Boletins de Dados Técnicos (BDT’s)
  • Leis municipais, estaduais e federais
  • Tabelas e quadros indicativos das exigências do zoneamento quanto ao uso e ocupação do solo
  • Diretrizes de infraestrutura (água, esgoto, energia, etc.) e ambientais (vegetação, mananciais, etc.)
  • Diretrizes de possíveis obras públicas no entorno para assunto relacionado a desempenho acústico

 

 

Contratante

  • Restrições contratuais de uso e ocupação, se indicadas em escritura do registro de imóveis
  • Informações se o produto pretendido, atenderá itens de sustentabilidade e qual grau pretendido

Produtos Gerados

  • Planilha das restrições legais.

Observações

  1. Atentar para a análise das características do solo quanto a possíveis contaminações ou riscos geológicos.

 

2. Em termos essenciais, a coordenação de projetos deve tomar ciência e analisar o trabalho realizado pelos projetistas, quanto às restrições legais e de uso e ocupação; opcionalmente, em certos projetos, pode ser a própria coordenação a desempenhar tais atividades.

CPR-A 003 - Identificação das especialidades, qualificações e escopos de projeto a contratar.

Descrição da Atividade

  • Análise crítica dos Estudos Preliminares, face à viabilidade construtiva, técnica e financeira do empreendimento
  • Consulta formal a especialistas, para desenvolvimento das características técnicas do produto concebido
  • Definição dos tipos de projetos necessários em acordo com as exigências técnicas do empreendimento, incluindo o escopo das atividades de projeto (observações 1 e 2)

Dados Necessários

Contratante

  • Análise de viabilidade financeira
  • Análise de viabilidade construtiva e características do desempenho pretendido
  • Características requeridas dos projetistas
  • Diretrizes para desenvolvimento dos projetos

 

Projetistas

  • Estudos Preliminares (EP)

Produtos Gerados

  • Relatório de avaliação da concepção do produto
  • Planilha de especialidades e escopos de projetos requeridos
  • Eventual sugestão de projetistas habilitados para as especialidades e escopos de projetos requeridos

Observações

  1. A formalização dos contratos com os projetistas é fundamental para garantir seu comprometimento com os objetivos técnicos do empreendimento e para o perfeito desenvolvimento da coordenação.

 

  1. A referência para o escopo de uma especialidade de projeto deverá partir do respectivo escopo elaborado pela entidade setorial, sempre que disponível. As diretrizes para o desenvolvimento dos projetos deverão levar em consideração os padrões já estabelecidos pelo empreendedor nesse tema.

CPR-A 004 - Estimativa dos recursos necessários ao desenvolvimento dos projetos

Descrição da Atividade

Discussão e definição conjunta com o empreendedor dos requisitos para desenvolvimento dos trabalhos de coordenação de projetos, quanto a:

  • Prazos para conclusão de atividades
  • Softwares de desenvolvimento dos serviços
  • Padronização de nomenclaturas de arquivos eletrônicos
  • Ferramenta colaborativa para a gestão do processo de projeto
  • Locais de reuniões técnicas

Dados Necessários

Contratante

  • Confirmação da viabilidade financeira do empreendimento (observação 1)
  • Tempo e demais recursos disponíveis para as atividades de projetos
  • Necessidades e padrões do empreendedor quanto à gestão das atividades de projeto
  • Definição do uso de sistema de classificação da informação da construção – BIM

Produtos Gerados

  • Relação de recursos necessários ao desenvolvimento dos projetos, incluindo estimativa dos honorários dos projetistas (observação 2)

Observações

  1. A confirmação da viabilidade financeira do empreendimento é necessária para que a coordenação de projetos e os projetistas tenham segurança quanto às próximas etapas a serem cumpridas.

 

  1. A análise das propostas de prestação de serviços dos projetistas e a assessoria para contratação dos projetistas são consideradas parte das “atividades específicas”, não sendo obrigatoriamente atribuição da coordenação de projetos.

CPR-A 005 - Organização, realização e registro de reuniões de coordenação de projetos.

Descrição da Atividade

  • Definição das necessidades e a periodicidade de reuniões, de acordo com as exigências para a definição e consolidação de assuntos e/ou projetos em suas respectivas fases
  • Convocação dos participantes por meio de documento próprio, indicando o dia, local, hora e tempo da presença requerida, como também a pauta dos assuntos para o prévio conhecimento dos participantes e, se necessário, os documentos a serem apresentados
  • Registro, nas atas de reunião, dos assuntos debatidos e decisões tomadas, assim como as providências e responsabilidades

Dados Necessários

Contratante

  • Prazos e metas para a definição e consolidação de projetos em suas respectivas fases
  • Parâmetros para controle do processo quanto aos custos e demais recursos envolvidos

Produtos Gerados

  • Fluxograma de atividades (observação 1)
  • Cronograma físico de atividades
  • Pautas e atas de reunião (observação 2)

Observações

  1. O fluxograma de atividades deverá ser elaborado a partir dos parâmetros definidos pelo empreendedor e, também, considerando-se os processos internos de cada um dos projetistas (e demais agentes) envolvidos.

 

  1. A coordenação de projetos deve promover reuniões entre contratante, construtor, projetistas e eventuais especialistas, para definir e formalizar claramente todas as decisões, observações e recomendações.

CPR-A 006 - Controle do processo quanto ao tempo e demais recursos, incluindo as ações corretivas necessárias.

Descrição da Atividade

  • Revisão do cronograma de projeto (responsabilidades, interdependências, produtos parciais e finais, datas limites, precedências e marcos de projeto acordados com a construtora / incorporadora / empreendedor)
  • Monitoramento sistemático do processo a fim de tomar ações corretivas em tempo hábil, caso haja necessidade
  • Reprogramação das atividades de maneira a garantir o atendimento das necessidades da construtora / incorporadora, caso seja verificado um provável atraso por parte de um ou mais membros da equipe. (Observação 1)

Dados Necessários

Contratante

  • Definição das necessidades e datas limites

 

Projetistas

  • Compromisso de informar o andamento dos projetos, inclusive um possível atraso, em tempo hábil para tomada de ações corretivas por parte do coordenador

Produtos Gerados

  • Cronograma de projeto atualizado, no caso de uma reprogramação (observação 2)
  • Cronograma financeiro de desembolso de projeto atualizado se fizer parte deste escopo

Observações

  1. É recomendável a utilização de redes de precedências com indicação do caminho crítico, abrangendo as inter-relações entre as especialidades e as interações com o poder público, considerando prazos exequíveis de forma a facilitar o controle do processo.

 

  1. O cronograma deve ser uma ferramenta dinâmica, devendo ser atualizado constantemente, a cada etapa concluída ou quando houver uma reprogramação, podendo ser utilizado como um registro do desenvolvimento do projeto e base para novos empreendimentos.

CPR-A 101 - Análise das propostas de prestação de serviços dos projetistas e assessoria para contratação dos projetistas.

Descrição da Atividade

  • Definição de critérios de qualificação para que as propostas técnicas sejam equalizadas e definidas previamente ao início das atividades dos projetistas (observação 1)
  • Análise da documentação, das qualificações técnicas e das estruturas produtivas dos projetistas e auxílio à definição dos contratados

Dados Necessários

Contratante

  • Propostas técnicas de projeto solicitadas e recebidas (observação 2)
  • Parâmetros de preço de projetos
  • Avaliações dos projetistas em empreendimentos anteriores, quando houver

 

Projetistas

  • Currículos e acervos técnicos
  • Capacitação empresarial quanto à pessoal e equipamentos

Produtos Gerados

  • Planilha descritiva com análise das características das empresas de projeto quanto à capacitação empresarial, atuação no mercado e preços das propostas
  • Indicação de projetistas habilitados para as especialidades e escopos de projetos requeridos

Observações

  1. Exemplos de critérios para qualificação de projetistas:
  • Análise do portfólio de projetos
  • Consulta a outros clientes do projetista e a outros projetistas que já trabalharam na mesma equipe que ele, para avaliar seu potencial de relacionamento
  • Análise da organização interna e dos recursos da empresa de projeto
  • Análise dos currículos do responsável técnico e da equipe interna da empresa de projeto

 

2. Questões relativas à saúde financeira e à conformidade jurídica, fiscal e tributária dos projetistas cabem ao contratante.

CPR-A 102 - Assessoria quanto à análise e definição da tecnologia construtiva.

Descrição da Atividade

  • Definir diretrizes, parâmetros e padrões construtivos visando à adoção de critérios de custos inicial e global, compatibilidades com os demais sistemas tecnológicos presentes no empreendimento, desempenho ao longo da vida útil e estágio tecnológico da empresa construtora, caso esteja definida

 

  • Analisar alternativas de processos construtivos para o empreendimento

Dados Necessários

Contratante

  • Expectativa de investimento para execução das obras
  • Prazos de projeto, construção, vendas e operação (ocupação ou funcionamento)
  • Expectativas quanto à qualidade e ao padrão do produto

Produtos Gerados

  • Recomendação do processo construtivo a ser adotado para o empreendimento

Observações

CPR-A 201 - Obtenção de Boletins de Dados Técnicos (BDT) nas esferas competentes, segundo características de cada empreendimento.

Descrição da Atividade

  • Consulta os OTP’s (Órgãos Técnicos Públicos municipais, estaduais e federais, de administração direta ou indireta) (observação 1)

 

  • Obtenção das regulamentações e fichas/planilhas com as diretrizes e restrições quanto a zoneamento, ocupação do solo, infraestrutura, meio ambiente, tráfego aéreo, tráfego de veículos, proteção e combate a incêndio, proteção sonora, tratamento de resíduos domésticos ou industriais, contaminação de solos, etc., para fins de auxílio às atividades de concepção dos projetos

Dados Necessários

Contratante

  • Imposto Predial e Territorial Urbano
  • Imposto Territorial Rural, (quando for o caso)
  • Croqui de localização do terreno quanto a logradouros ou divisas, (quando rural)

Produtos Gerados

  • Planilha descritiva com análise das regulamentações e/ou fichas/planilhas que dizem respeito ao empreendimento

Observações

  1. Fazer também consulta à Marinha, ou outros órgãos controladores de território, quando for o caso.

CPR-A 202- Parametrização e análise de custos do empreendimento e da sua viabilidade financeira para um dado terreno

Descrição da Atividade

Estabelecer valores e/ou percentuais de custos de: aquisição de terrenos, projetos, custos administrativos, custos financeiros, impostos, construção, publicidade e de impostos, que permitam a análise comparativa com empreendimentos semelhantes para fins de subsídio à avaliação da viabilidade financeira do empreendimento.

Dados Necessários

Contratante/Empreendedor

  • Indicadores de custos de empreendimentos anteriores (se houver)
  • Valor Global de Venda (VGV) potencial

Produtos Gerados

  • Planilha com valores e/ou percentuais dos custos do empreendimento

Observações

CPR-A 203 - Levantamento de demanda ou pesquisa de mercado para um produto.

Descrição da Atividade

Identificação, por meio de pesquisas próprias ou realizadas por empresas específicas, as demandas, as ofertas e os seus preços de venda e ocupações de unidades; infraestrutura; faixas de renda da região; assim como as características e necessidades dos potenciais clientes

Dados Necessários

Contratante (caso haja a proposição de um produto)

  • Características tipológicas e valores de venda do produto

Produtos Gerados

Pesquisas imobiliária e socioeconômica

Observações

CPR-A 204 - Assessoria ao empreendedor para aquisição de terrenos ou imóveis.

Descrição da Atividade

Identificar e selecionar os terrenos ou imóveis sob os aspectos de documentação legal, topográficos e cadastrais, geográficos, de uso e ocupação, infraestrutura urbana, meio ambiente, sondagem (água/ resíduos), tipologia do produto, vocações ou especificidades (“nichos”) de produtos imobiliários, dimensões do empreendimento a construir ou reformar, preço de compra e condições de pagamento

 

Consultar, quando necessário, um especialista em solos para o conhecimento das características de fundações e contenções do terreno que possam comprometer a viabilidade técnica e financeira do empreendimento

Dados Necessários

Contratante/Empreendedor

  • Definição do segmento de mercado e região de atuação
  • Tipologia do produto (se houver)
  • Preço/m2 do terreno para compra
  • Condições de pagamento do negócio (aquisição / permuta)

Produtos Gerados

  • Relatório analítico dos terrenos ou imóveis selecionados

Observações

FASE B: DEFINIÇÃO DO PRODUTO

CPR-B 001 - Identificação e planejamento das etapas de desenvolvimento dos projetos.

Descrição da Atividade

  • Definição das etapas e prazos necessários para o desenvolvimento dos projetos, consideradas as demandas dos projetistas
  • Definição de projetos que necessitam aprovações em concessionárias, autarquias ou outros órgãos de administração indireta, como: Corpo de Bombeiros (pressurização), Concessionária de energia (câmaras, pads, etc.), Concessionária de água e esgoto, concessionária de gás etc., com ou sem a participação de especialistas.
  • Definir as soluções para pontos específicos do produto, com apoio de especialistas, tais como: Esquadrias, vedações fachadas, desempenho acústico, impermeabilização, luminotécnica, etc.

Dados Necessários

Contratante/Empreendedor

  • Aprovação formal dos produtos da Fase A (Observação 1)
  • Características finais do produto concebido (Observação 2)
  • Parâmetros financeiros do empreendimento

 

Projetistas

  • Cronograma detalhado da respectiva especialidade de projeto

Produtos Gerados

  • Cronograma revisto das atividades de projeto
  • Relatórios de análise de elementos entregues pelos projetistas e das observações produzidas pelos especialistas
  • Matriz de interfaces técnicas

Observações

  1. A aprovação formal dos produtos da fase anterior inclui, além deste, os demais escopos de projeto.
  2. Caso o produto irá possuir alguma certificação de sustentabilidade, deverá ser contratado especialista para obtenção de certificação

CPR-B 002 - Coordenação do fluxo de informações entre os agentes envolvidos.

Descrição da Atividade

  • Definição e comunicação dos procedimentos para geração e troca de informações
  • Implementação dos procedimentos definidos e do sistema de informações para desenvolvimento dos projetos (observação 1)
  • Coordenação do fluxo de informações, segundo as necessidades de uma dada interface, garantindo a acessibilidade das informações aos membros da equipe envolvidos, evitando, porém, falta ou excesso de informações para cada um deles (observação 2 e 3)

Dados Necessários

Contratante

  • Padrões e procedimentos para geração e troca de informações adotadas em seus empreendimentos
  • Manuais de diretrizes e soluções padronizadas de projeto, (se houver)

 

Projetistas

  • Compromisso formal de respeito aos procedimentos estabelecidos e, segundo a especialidade, com a leitura/análise solicitada para a documentação gerada

Produtos Gerados

  • Sistema de informações e procedimentos definidos e implementados

Observações

  1. Os recursos e procedimentos adotados para o fluxo de informações devem garantir a rapidez, confiabilidade e rastreabilidade do processo de projeto.
  2. O fluxo de informações deve incluir, além de documentos e dados, também o registro de informações geradas em telefonemas, mensagens eletrônicas, “fax”, reuniões informais e outros.

3. Caso haja uso do sistema BIM, o coordenador do projeto deverá administra-lo de modo “general manager”

CPR-B 003 - Análise crítica das soluções para as interfaces técnicas dos projetos.

Descrição da Atividade

  • Análise crítica das interfaces técnicas e sua discussão com os componentes da equipe de projeto, para que eles contribuam ou tenham ciência, conforme o caso
  • Definição das soluções para as interfaces técnicas, que serão detalhadas posteriormente

Dados Necessários

Projetistas

  • Relatórios de análise, por especialidade de projeto

Produtos Gerados

  • Relatórios de identificação e de descrição das alternativas para solução das interfaces técnicas dos projetos (observação 1)
  • Eventual reformulação da equipe de projeto, com agregação de consultorias ou projetos específicos

Observações

  1. As decisões devem ser claramente documentadas, de modo a gerar o compromisso dos envolvidos.

CPR-B 004 - Organização, realização e registro de reuniões de coordenação de projetos.

Descrição da Atividade

  • Planejamento das reuniões: definição dos seus objetivos, ordenação dos tópicos da pauta, definição dos participantes, horários (com escalonamento), infraestrutura necessária, etc.
  • Convocação dos participantes informando claramente o objetivo da reunião, tópicos a serem discutidos, data, local, horário de início e fim, documentos e informações a serem levados, etc.
  • Condução da reunião de acordo com o planejamento elaborado a fim de atingir os objetivos preestabelecidos
  • Registro das decisões relevantes e os motivos que levaram a elas, de maneira ordenada, possibilitando seu futuro rastreamento
  • Registro das tarefas a serem desenvolvidas, responsáveis e prazos.

Dados Necessários

Contratante / coordenador / projetistas

  • Produtos gerados nos itens anteriores da Fase B (B001 a B003)
  • Relatório de análise crítica dos projetos
  • Convocação para reunião com pauta definida
  • Coordenação das pautas individuais
  • Preparação para realização das reuniões (logística, confirmação de presença dos envolvidos, catering, etc.)

Produtos Gerados

  • Atas das reuniões contendo todas as informações, interfaces, definições assumidas, prazos acordados e responsabilidades estabelecidas, a fim de ficarem perfeitamente documentadas as decisões tomadas
  • Listas de pendências com prazos e responsáveis pela resolução
  • Validação das atas e listas de pendências (observação 1)

Observações

  1. A finalização de cada uma das pendências definidas em uma dada reunião, com as respectivas soluções estabelecidas e validadas, deve ser acompanhada pelo coordenador e transmitida aos interessados.

CPR-B 005 - Validação do produto e liberação para início das etapas subsequentes dos projetos.

Descrição da Atividade

Coordenação da validação dos projetos após as análises e revisões, em função das interfaces e comentários dos especialistas, de forma a liberá-los para as aprovações. (Observação 1)

Acompanhamento/supervisão dos processos de aprovação dos projetos nos OTPs

Dados Necessários

Do contratante

  • Parâmetros de custo, tecnologia, prazos e demais restrições adotadas no Programa de Necessidades.
  • Validação final do produto, cujas interfaces técnicas foram solucionadas, para obtenção das aprovações. (Observação 2)

 

Dos projetistas

  • Observações e recomendações que deverão ser seguidas para que se obtenham as aprovações
  • Ciência formal do produto final validado

Produtos Gerados

  • Produto validado
  • Definições e orientações para início da Fase C

Observações

  1. A coordenação de projetos deve supervisionar a aprovação dos projetos, ainda que ela seja de responsabilidade de outrem, para se manter devidamente informada de todo o processo.

 

  1. A validação dos projetos deve ser coordenada de forma que o resultado final seja compatível com o produto anteriormente definido, ou adequação do produto às exigências, em tempo hábil, informando o seu resultado ao contratante, para efeito de liberação do pagamento de etapas de projeto.

CPR-B 006 - Análise crítica e validação de memoriais e desenhos de venda, estande de vendas, maquetes e unidade modelo

Descrição da Atividade

  • Coordenação da elaboração dos memoriais descritivos feita pelos projetistas, coerentes com o processo construtivo adotado.
  • Análise crítica dos desenhos de venda
  • Acompanhamento e análise na elaboração da maquete
  • Acompanhamento na elaboração do estande de vendas, incluindo uma eventual explanação sobre o produto aos corretores.

Dados Necessários

Dos projetistas:

  • Disponibilidade para cooperar com a criação dos memoriais e o desenvolvimento da unidade modelo
  • Elaboração dos memoriais específicos de cada atividade e cooperação no desenvolvimento da unidade modelo

Produtos Gerados

  • Memoriais descritivos de todas as especialidades validados
  • Desenhos de venda validados
  • Maquetes validadas
  • Unidade modelo validada

Observações

  1. Os memoriais descritivos do produto, desenhos de venda, estande de vendas, maquetes e unidade modelo devem ser desenvolvidos de tal forma que não haja incompatibilidades entre o produto aprovado e o produto a ser construído.

CPR-B 007 - Controle do processo quanto ao tempo e demais recursos, incluindo as ações corretivas necessárias.

Descrição da Atividade

  • Revisão do cronograma de projeto (responsabilidades, interdependências, produtos parciais e finais, datas limites, precedências e marcos de projeto acordados com a construtora / incorporadora / empreendedor) (Observação 1)
  • Monitoramento sistemático do processo a fim de tomar ações corretivas em tempo hábil, caso haja necessidade.
  • Reprogramação das atividades de maneira a garantir o atendimento às necessidades da construtora / incorporadora, caso seja verificado um provável atraso por parte de um ou mais membros da equipe.

Dados Necessários

Contratante:

  • Definição das necessidades e datas limites

 

Projetistas:

  • Compromisso de informar o andamento dos projetos e de seus processos de aprovação, inclusive um possível atraso, assim como a necessidade de atualização/complementação de documentação, em tempo hábil para tomada de ações corretivas por parte do coordenador.

Produtos Gerados

  • Cronograma de projeto atualizado, no caso de uma reprogramação.
  • Cronograma financeiro de desembolso de projeto atualizado se fizer parte deste escopo

Observações

  1. É recomendável a utilização de redes de precedências com indicação do caminho crítico, abrangendo as inter-relações entre as especialidades e as interações com o poder público, considerando prazos exequíveis de forma a facilitar o controle do processo.

 

  1. O cronograma deve ser uma ferramenta dinâmica, devendo ser atualizado constantemente, a cada etapa concluída ou quando houver uma reprogramação, podendo ser utilizado como um registro do desenvolvimento do projeto e base para novos empreendimentos.

CPR-B 101 - Análise das propostas de prestação de serviços dos projetistas e assessoria para contratação dos projetistas.

Descrição da Atividade

  • Definição de critérios de qualificação para que as propostas técnicas sejam equalizadas e definidas previamente ao início das atividades dos projetistas (Observação 1)
  • Análise da documentação, das qualificações técnicas e das estruturas produtivas dos projetistas e auxílio à definição dos contratados

Dados Necessários

Contratante

  • Propostas técnicas de projeto solicitadas e recebidas
  • Parâmetros de escopo e de preço de projetos

Projetistas

  • Currículos e acervos técnicos
  • Capacitação empresarial quanto a pessoal e equipamentos

Produtos Gerados

  • Planilha descritiva com análise das características das empresas de projeto quanto à capacitação empresarial, atuação no mercado, escopos e preços das propostas.
  • Indicação de projetistas habilitados para as especialidades e escopos de projetos requeridos

Observações

  1. Exemplos de critérios para qualificação de projetistas:
  • Análise do portfólio de projetos
  • Consulta a outros clientes do projetista e a outros projetistas que já trabalharam na mesma equipe que ele, para avaliar seu potencial de relacionamento.
  • Análise da organização interna e dos recursos da empresa de projeto
  • Análise dos currículos do responsável técnico e da equipe interna da empresa de projeto

CPR-B 102 - Definição dos subsistemas e dos métodos construtivos, considerados o processo de produção e a estratégia do empreendedor.

Descrição da Atividade

  • Elaboração das características e especificações dos subsistemas do edifício e métodos construtivos a utilizando os critérios de custos inicial e global do empreendimento, desempenho ao longo da vida útil, qualidade e padrão exigido

Dados Necessários

Contratante

  • Definição do processo construtivo

 

Projetistas

  • Participação na análise das características técnicas dos subsistemas e suas interfaces

Produtos Gerados

  • Relatório das alternativas para os das características e especificações dos subsistemas do edifício e métodos construtivos a adotar, adotando os critérios de custos inicial e global do empreendimento, desempenho ao longo da vida útil, qualidade e padrão exigido

Observações

CPR-B 201- Consulta à legislação e aos órgãos técnicos públicos (OTP) municipais, estaduais e federais e roteirização de aprovações legais do projeto.

Descrição da Atividade

  • Consulta à legislação e aos OTP’s (Órgãos Técnicos Públicos municipais, estaduais e federais, de administração direta ou indireta) (observação 1)
  • Obtenção das regulamentações e fichas/planilhas com as diretrizes e restrições quanto a zoneamento, ocupação do solo, infraestrutura, meio ambiente, tráfego aéreo, tráfego de veículos, proteção e combate a incêndio, proteção sonora, tratamento de resíduos domésticos ou industriais, contaminação de solos, etc., para fins de auxílio às atividades de concepção dos projetos

Dados Necessários

Contratante

  • Escritura ou escritura primitiva, quando pertinente
  • Matrícula e/ou certidão vintenária e/ou certidão de inteiro teor
  • Restrições próprias do loteamento ou do condomínio
  • Imposto Predial e Territorial Urbano
  • Imposto Territorial Rural, quando for o caso
  • Croqui de localização do terreno quanto a logradouros ou divisas, quando rural

Produtos Gerados

  • Planilha descritiva com análise das regulamentações e/ou fichas/planilhas que dizem respeito ao empreendimento

Observações

  1. Fazer também consulta à Marinha, ou outros órgãos controladores de território, quando for o caso.

CPR-B 202 - Parametrização e análise de custos do empreendimento.

Descrição da Atividade

  • Estabelecer valores e/ou percentuais de custos de: aquisição de terrenos, projetos, custos administrativos, custos financeiros, impostos, construção, publicidade e de impostos, que permitam a análise comparativa com empreendimentos semelhantes para fins de subsídio à avaliação da viabilidade financeira do empreendimento (observação 1)

Dados Necessários

Contratante

  • Indicadores de custos de empreendimentos anteriores (se houver)
  • Valor Global de Venda (VGV) potencial

Produtos Gerados

  • Planilha com valores e/ou percentuais dos custos do empreendimento

Observações

  1. Esta atividade pode incluir análise de taxa de retorno, de velocidade de vendas, etc., conforme o interesse.

CPR-B 203 - Análise de custos de alternativas tecnológicas para execução.

Descrição da Atividade

  • Estimativa dos custos de cada subsistema de acordo com suas características e especificações

Dados Necessários

Contratante

  • Definição dos subsistemas do edifício e métodos construtivos

 

Projetistas

  • Especificações técnicas dos subsistemas

Produtos Gerados

  • Relatório analítico das alternativas para os métodos construtivos e respectivos custos

Observações

CPR-B 204 - Assessoria ao empreendedor para contratação da construtora.

Descrição da Atividade

  • Elaboração de memorial para a concorrência de contratação de empresa construtora
  • Assessoria técnica para análise das propostas recebidas (Observação 1)

Dados Necessários

Contratante

  • Parâmetros de custo de construção, “cultura” e demais requisitos colocados pelo empreendedor (Observação 2)

 

Projetistas

  • Elementos de projeto suficientes para elaboração da proposta técnica e comercial da construtora

 

Construtoras

  • Propostas técnico-comerciais
  • Portfólio de obras executadas

Produtos Gerados

  • Planilha de análise das propostas

Observações

  1. Exemplos de critérios para qualificação de empresas construtoras:
  • Domínio tecnológico da construtora em relação ao processo construtivo definido
  • Consulta a outros clientes da construtora
  • Análise da organização interna e dos recursos técnicos da empresa construtora
  • Análise dos currículos do responsável técnico e da equipe interna da empresa construtora

 

  1. Questões relativas à “saúde financeira” e à conformidade jurídica, fiscal e tributária das construtoras cabem ao contratante.

CPR-B 205 - Serviços de despacho.

Descrição da Atividade

  • Encaminhar pedidos de protocolamento de projetos, requisições de informações oficiais, ou quaisquer outros serviços que necessitem da presença do coordenador de projetos no local do Órgão Técnico Público ou Concessionária
  • Acompanhar os processos até sua conclusão

Dados Necessários

Contratante

  • Procuração legal para a realização da atividade em questão
  • Documentação pertinente (observação 1)

 

Projetistas

  • Quaisquer documentos necessários à requisição oficial do pedido (observação 1)

Produtos Gerados

  • Protocolos e/ou documentos oficialmente expedidos pelo Órgão Técnico Público

Observações

  1. Os documentos necessários, procedimentos e formato de requisição e resposta de cada órgão poderão variar segundo o órgão ou concessionária e segundo a localidade

CPR-B 206 - Participação na elaboração de memoriais descritivos do produto

Descrição da Atividade

  • Relato de como será executado cada projeto especifico, das diferentes etapas na obra, dos materiais empregados e dos tipos de acabamentos, compatibilizados com o processo construtivo adotado, a qualidade e ao padrão preestabelecido

Dados Necessários

  • Contratante
    • Definição do processo construtivo
    • Definição do padrão de acabamento
    • Custo global estimado de execução das obras
    • Prazos de projeto e construção

     

    Projetistas

    • Participação na elaboração do memorial da sua especialidade

Produtos Gerados

  • Memoriais descritivos de todos os projetos a serem elaborados para o empreendimento

Observações

  1. No site www.manuaisdeescopo.com.br estão disponíveis modelos para elaboração de Memorial Descritivo (dos projetos que compõem o empreendimento) contemplando os itens aplicáveis ao atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575.

FASE C: IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÃO DE INTERFACES

CPR-C 001 - Coordenação do fluxo de informações entre os agentes envolvidos.

Descrição da Atividade

  • Coordenação do fluxo de informações, segundo as necessidades de uma dada interface, garantindo a acessibilidade das informações aos membros da equipe envolvidos, evitando, porém, falta ou excesso de informações para cada um deles (Observação 1)

Dados Necessários

Contratante

  • Padrões e procedimentos adotados em seus empreendimentos para geração e troca de informações (Observação 2)
  • Manuais de diretrizes e soluções padronizadas de projeto, se houver

 

Projetistas

  • Compromisso formal de respeito aos procedimentos estabelecidos e, segundo a especialidade, com a leitura/análise solicitada para a documentação gerada

Produtos Gerados

  • Registros do fluxo de informações e das datas-chaves de envio e recebimento de documentos de projeto (Observação 3 e 4)

Observações

  1. Os recursos e procedimentos adotados para o fluxo de informações devem garantir a rapidez, confiabilidade e rastreabilidade do processo de projeto.
  2. Ver também Atividade B002, que deve ser atendida preliminarmente.
  3. O fluxo de informações deve incluir, além de documentos e dados, também o registro de informações geradas em telefonemas, mensagens eletrônicas, “fax”, reuniões informais e outros.
  4. Caso haja uso do sistema BIM, o coordenador do projeto deverá administra-lo de modo “general manager”

CPR-C 002 - Análise crítica e tomada de decisões sobre as necessidades de integração das soluções.

Descrição da Atividade

  • Discussão das alternativas de solução de interfaces técnicas com os componentes da equipe de projeto e demais agentes envolvidos, para que eles contribuam ou tenham ciência, conforme o caso
  • Análise crítica de todos os produtos intermediários dos projetos desenvolvidos considerando o atendimento ao Programa de Necessidades e às características do produto, inclusive restrições legais, de aprovação, de ordem técnica (p.ex.: dimensões e espaços mínimos) e aos critérios definidos de sustentabilidade
  • Documentação do processo de análise

Dados Necessários

Contratante

  • Projetos legais aprovados
  • Diretrizes e soluções padronizadas de projeto, se houver
  • Parâmetros de custo, tecnologia, prazos e demais restrições adotadas no Programa de Necessidades

 

Projetistas (e especialistas, se houver)

  • Apresentação das soluções e alternativas, por especialidade de projeto
  • Questionamentos e propostas para melhoria das características técnicas do produto

Produtos Gerados

  • Relatórios de análise crítica dos produtos intermediários de projeto (Observação 1)
  • Orientações para desenvolvimento de produtos intermediários de projeto revisados segundo resultados da análise crítica

Observações

  1. A análise crítica deverá ser baseada em critérios de prévio conhecimento dos projetistas, de forma a serem considerados no desenvolvimento das soluções de projeto.

CPR-C 003 - Definição das soluções técnicas finais.

Descrição da Atividade

  • Fechamento/conclusão das soluções para as interfaces técnicas, que serão detalhadas posteriormente

Dados Necessários

Contratante

  • Ciência formal dos relatórios de análise crítica

 

Projetistas

  • Apresentação das soluções finais, por especialidade de projeto, revisados segundo resultados de análise crítica

Produtos Gerados

  • Documentação das soluções finais para as interfaces técnicas dos projetos, com a concordância formal do contratante (Observação 1)
  • Relatórios embasando as soluções adotadas

Observações

  1. As soluções devem ser claramente documentadas, de modo a gerar o compromisso dos envolvidos e subsidiar as fases posteriores.

CPR-C 004 - Organização, realização e registro de reuniões de coordenação de projetos.

Descrição da Atividade

  • Planejamento das reuniões: definição dos participantes, dos objetivos, da ordenação dos tópicos da pauta, dos horários (com escalonamento), da infraestrutura necessária, etc.
  • Convocação dos participantes, informando claramente o objetivo da reunião, pauta, data, local, horário de início e fim, documentos e informações a serem levados, etc.
  • Condução da reunião de acordo com o planejamento elaborado a fim de atingir os objetivos preestabelecidos
  • Registro das decisões e de suas justificativas, de modo ordenado e rastreável, e das tarefas a serem desenvolvidas, responsáveis e prazos.

Dados Necessários

Contratante / coordenador / projetistas

  • Produtos gerados nos itens anteriores da Fase C (C001 a C003)
  • Relatório de análise crítica dos projetos
  • Convocação para reunião com pauta definida
  • Coordenação das pautas individuais
  • Preparação para realização das reuniões (logística, confirmação de presença dos envolvidos, catering, etc.)

Produtos Gerados

  • Atas das reuniões contendo todas as informações, interfaces, definições assumidas, prazos acordados e responsabilidades estabelecidas, a fim de ficarem perfeitamente documentadas as decisões tomadas (Observação 1)
  • Listas de pendências com prazos e responsáveis pela resolução
  • Validação das atas e listas de pendências

Observações

  1. A coordenação de projetos deve promover reuniões entre contratante, construtor, projetistas e eventuais especialistas contratados, no sentido de definir e formalizar claramente todas as decisões, observações e recomendações.

CPR-C 005 - Validação de produtos intermediários e liberação para início das etapas subsequentes do projeto.

Descrição da Atividade

  • Coordenação da validação dos projetos após desenvolvimento das soluções técnicas de interfaces e incorporação da análise crítica feita pela coordenação, contratante (e especialistas, se houver)

Dados Necessários

Contratante

  • Ciência formal das soluções de projeto

 

Projetistas

  • Produtos intermediários de projeto

Produtos Gerados

  • Validação das soluções de projeto (Observação 1)
  • Definições e orientações para início da Fase D

Observações

  1. A validação dos projetos deve ser coordenada de forma que o resultado final seja compatível com o produto anteriormente definido, ou adequação do produto às exigências, em tempo hábil, informando o seu resultado ao contratante, para efeito de liberação do pagamento de etapas de projeto.

CPR-C 006 - Controle do processo quanto ao tempo e demais recursos, incluindo as ações corretivas necessárias.

Descrição da Atividade

  • Revisão do cronograma de projeto (responsabilidades, interdependências, produtos parciais e finais, datas limites, precedências e marcos de projeto acordados com a construtora / incorporadora / empreendedor)
  • Monitoramento sistemático do processo a fim de tomar ações corretivas em tempo hábil, caso haja necessidade
  • Reprogramação das atividades de maneira a garantir o atendimento às necessidades da construtora / incorporadora, caso seja verificado um provável atraso por parte de um ou mais membros da equipe (Observação 1)

Dados Necessários

Contratante

  • Definição das necessidades e datas-limites

 

Projetistas

  • Compromisso de informar o andamento dos projetos, inclusive um possível atraso, em tempo hábil para tomada de ações corretivas por parte do coordenador

Produtos Gerados

  • Cronograma de projeto atualizado, no caso de uma reprogramação
  • Cronograma financeiro de desembolso de projeto atualizado, se fizer parte deste escopo (conforme C202)

Observações

  1. É recomendável a utilização de redes de precedências com indicação do caminho crítico, abrangendo as inter-relações entre as especialidades e as interações com o poder público, considerando prazos exequíveis de forma a facilitar o controle do processo.

O cronograma deve ser uma ferramenta dinâmica, devendo ser atualizado constantemente, a cada etapa concluída ou quando houver uma reprogramação, podendo ser utilizado como um registro do desenvolvimento do projeto e base para novos empreendimentos.

CPR-C 101 - Identificação da necessidade, seleção e contratação de especialistas para análise crítica de projetos.

Descrição da Atividade

  • Análise crítica dos produtos gerados nas fases anteriores a fim de identificar a necessidade de contratação de especialista para análise crítica dos projetos
  • Relacionar os tipos de especialistas necessários em acordo com as exigências técnicas do empreendimento, definindo o escopo das atividades de consultoria.
  • Análise das qualificações técnicas dos especialistas e auxílio à definição dos contratados

Dados Necessários

Contratante

  • Recursos disponíveis para remunerar consultoria
  • Diretrizes para desenvolvimento da consultoria pelos especialistas

 

Especialistas (Observação 2)

  • Currículos e acervos técnicos
  • Capacitação empresarial quanto a pessoal e equipamentos

Produtos Gerados

  • Planilha de especialidades com indicação de escopos de consultoria requeridos e especialistas habilitados

Observações

  1. Estas mesmas atividades se aplicam às fases anteriores, para efeito de orientação do projeto quanto a diretrizes técnicas que demandem a participação de especialistas, conforme A003.
  2. A formalização dos contratos com os especialistas é fundamental para garantir seu comprometimento com os objetivos técnicos do empreendimento e para o perfeito desenvolvimento da coordenação.

CPR-C 102 - Avaliação de desempenho dos serviços de projeto contratados.

Descrição da Atividade

  • Definir os responsáveis pelas avaliações (incorporação, obra, setores de planejamento, suprimentos, usuários, etc.) e os momentos de avaliação
  • Efetuar as avaliações e consolidar os resultados para apresentá-los ao cliente e aos projetistas, a fim de destacar os aspectos positivos e pontos a melhorar
  • Solicitar propostas de melhorias a serem implementadas nos serviços de projeto

Dados Necessários

Contratante

  • Informações relativas à qualidade percebida durante o desenvolvimento dos projetos

 

Projetistas

  • Compromisso com a melhoria contínua nos seus processos a partir das avaliações efetuadas

 

Especialistas, se houver

  • Auxílio na avaliação dos projetos

Produtos Gerados

  • Relatório de avaliação de desempenho dos serviços de projeto, contendo a pontuação obtida para cada critério definido e a posição adotada pela empresa a partir dessa avaliação (Observação 1)

Observações

  1. A avaliação de desempenho dos serviços de projeto não deve ter caráter puramente classificatório. Inicialmente, ela deve definir os requisitos de qualidade esperados pelo cliente, a fim de orientar o projetista no desenvolvimento de suas atividades e, ao final, produzir uma reflexão conjunta quanto a aspectos positivos e deficientes, partindo do próprio projetista as propostas de melhoria. Como sugestão, alguns parâmetros de avaliação:
  • Qualidade gráfica (no caso do uso de BIM, avaliar a compatibilidade com as demais especialidades, assim como os equipamentos técnicos utilizados)
  • Qualidade das especificações
  • Capacidade de planejamento e de atendimento a prazos pactuados
  • Criatividade e inovação
  • Capacidade de propor soluções e alternativas
  • Nível de integração com demais subsistemas (compatibilidade)
  • Racionalização da solução
  • Conhecimento de normas técnicas, regulamentações e exigências legais

Conhecimento dos processos de análise e aprovação pelo poder público

CPR-C 103 - Avaliação de projetos por indicadores.

Descrição da Atividade

  • Devem ter sido definidos, anteriormente, em contrato, em conjunto com o cliente, quais indicadores de projeto serão avaliados e transmitir esses parâmetros aos projetistas antes do início dos trabalhos a fim de orientar o desenvolvimento dos projetos.
  • Definir os responsáveis pelo levantamento desses indicadores (preferencialmente os próprios projetistas), bem como as providências a serem tomadas a partir de resultados diferentes dos esperados.
  • Efetuar a avaliação comparativa dos indicadores levantados, apresentá-la ao cliente e aos projetistas a fim de decidir eventuais alterações de projeto (Observação 1)

Dados Necessários

Contratante

  • Definição clara dos objetivos a serem alcançados no empreendimento, indicadores a serem avaliados / controlados

 

Projetistas:

  • Compromisso em atingir os objetivos definidos

 

Especialistas, se houver

  • Propostas de indicadores

Produtos Gerados

  • Relatório de avaliação, contendo as eventuais adequações dos projetos a serem implementadas para atendimento aos objetivos definidos

Observações

  1. Os indicadores não devem ser analisados individualmente; em sua análise, devem ser considerados o desempenho global da edificação e os custos de construção, operação e manutenção.

CPR-C 104 - Conferência de documentação legal de aprovação de projetos

Descrição da Atividade

  • Conferência de documentação legal para aprovação nos Órgãos Técnicos Públicos em todas as esferas – Municipal, Estadual e Federal (Observação 1)

Dados Necessários

Contratante

  • Fases A e B validadas, além de toda a documentação legal relativa ao empreendimento exigida pelos OTPs
  • Toda a documentação legal, nos termos exigidos pelos OTPs

 

Projetistas

  • Documentação gráfica e informações técnicas do Projeto Legal requeridas pelos OTPs
  • Memorial descritivo do empreendimento conforme exigências dos OTPs
  • Consultas e relatórios oficiais de todas as concessionárias de serviços públicos

Produtos Gerados

  • Verificação de conformidade de toda a documentação legal necessária para a aprovação do projeto com as exigências dos OTPs

Observações

  1. Os documentos necessários, procedimentos e formato de requisição e resposta de cada processo poderão variar em função do órgão e da localidade

CPR-C 105 - Supervisão / acompanhamento dos processos para aprovação de modificativo de projetos legais nos OTPs.

Descrição da Atividade

  • Conferência da documentação legal para aprovação de projeto modificativo nos OTPs em todas as esferas – Municipal, Estadual e Federal (Observação 1)
  • Acompanhamento de processos de aprovação do Projeto Modificativo nos OTPs em todas as esferas – Municipal, Estadual e Federal

Dados Necessários

Contratante

  • Definição clara das alterações programáticas pretendidas
  • Toda a documentação legal exigida pelos OTPs para modificação de projeto

 

Projetistas

  • Documentação gráfica e informações técnicas do Projeto Modificativo, requeridas pelos OTPs

Procuração legal para o desenvolvimento da atividade

Produtos Gerados

  • Verificação de conformidade de toda a documentação legal, necessária para a aprovação do modificativo de projeto, com as exigências dos Órgãos Técnicos Públicos
  • Relatórios, mensagens eletrônicas, telefonemas e informações sobre as visitas realizadas aos Órgãos Técnicos Públicos para o acompanhamento dos processos e verificação do seu andamento

Observações

  1. Os documentos necessários, procedimentos e formato de requisição e resposta de cada processo poderão variar em função do órgão e da localidade

CPR-C 106 - Coordenação de alterações de projeto.

Descrição da Atividade

  • Análise da solicitação das alterações de projeto pretendidas e suas implicações, verificação das especialidades de projeto que devem sofrer alteração e solicitação e análise de propostas para alteração dos projetos, inclusive com relação aos prazos previstos para execução das alterações
  • Coordenação das alterações de projeto executando, sempre que possível, as atividades descritas nas etapas A, B e C, especialmente com relação à adequação às normas técnicas e posturas legais, identificação e solução de interfaces entre todas as atividades envolvidas, coordenação do fluxo de informações e análise das soluções técnicas e do grau de solução global atingida

Dados Necessários

Contratante

  • Definição clara das alterações programáticas pretendidas

 

Projetistas

  • Propostas técnico-comerciais para elaboração das alterações de projeto
  • Projetos alterados segundo as definições do contratante

Produtos Gerados

  • Relatório de análise crítica das alterações e de suas implicações, contendo a relação de especialidades de projeto que deverão ser alteradas para contemplar a solicitação do contratante, incluindo a análise das respectivas propostas e prazos (Observação 1)
  • Validação dos projetos alterados conforme a solicitação (Observação 2)

Observações

  1. O significado de alteração de projeto envolve mudança do conceito ou da solução adotada nos elementos de projeto já validados; as modificações de projeto, por sua vez, significam ajustes e não mudam o conceito ou solução anteriormente projetados

2. A validação dos projetos alterados deve se dar em tempo hábil e ser coordenada de forma que o resultado final seja compatível com o produto definido

CPR-C 201 - Análise de alternativas de métodos construtivos.

Descrição da Atividade

  • Análise crítica dos métodos construtivos e/ou inovações tecnológicas (materiais, serviços, equipamentos ou sistemas) considerando, além das questões comerciais, as questões de ordem técnica e a avaliação do impacto global da solução apresentada.

Dados Necessários

Contratante / empresa construtora

  • Informações relativas aos métodos construtivos adotados pela empresa / planejamento da obra (Observação 1)

 

Projetistas

  • Alternativas de métodos construtivos, com pré-dimensionamento das soluções

 

Fornecedores

  • Propostas técnico-comerciais, contendo documentos comprobatórios de desempenho, se pertinente

Produtos Gerados

  • Relatórios de avaliação de impacto global da solução analisada levando em conta: custo inicial da solução; custo/facilidade de manutenção, facilidade de produção/produtividade; custo de recebimento, transporte interno e estocagem; garantia de continuidade de fornecimento; impacto no prazo global da obra, comparação de custo e outras condições entre diversos sistemas, etc.
  • Relatórios de eventuais visitas a fornecedores para validação de condições de fornecimento
  • Relatório de análise de eventuais protótipos

Observações

  1. O contratante e o coordenador deverão definir de comum acordo, por ocasião da contratação, qual a extensão e abrangência desses serviços e a responsabilidade do coordenador na análise dos métodos construtivos.

CPR-C 202 - Liberação de parcelas de pagamento de projetistas vinculadas a etapas de serviço.

Descrição da Atividade

  • Verificação do atendimento às cláusulas contratuais para liberação das parcelas (critérios de recebimento)

Dados Necessários

Contratante

  • Contratos de projeto e planejamento financeiro do empreendimento, no que diz respeito aos projetistas

 

Projetistas

  • Medição de serviços

Produtos Gerados

  • Autorização de pagamento
  • Revisão do planejamento financeiro para a etapa seguinte

Observações

CPR - C 203 - Definição das soluções técnicas finais.

Descrição da Atividade

  • Encaminhar pedidos de protocolamento de projetos, requisições de informações oficiais, ou quaisquer outros serviços que necessitem da presença do coordenador de projetos no local do Órgão Técnico Público ou Concessionária
  • Acompanhar os processos até sua conclusão

Dados Necessários

Contratante

  • Procuração para a realização da atividade em questão
  • Documentação pertinente (Observação 1)

 

Projetistas

  • Quaisquer documentos necessários à requisição oficial do pedido (Observação 1)

Produtos Gerados

  • Protocolos e/ou documentos oficialmente expedidos pelo Órgão Técnico Público

Observações

  1. Os documentos necessários, procedimentos e formato de requisição e resposta de cada órgão poderão variar em

FASE D: PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES

CPR-D 001 - Coordenação do fluxo de informações entre os agentes.

Descrição da Atividade

  • Coordenação do fluxo de informações, segundo as necessidades de uma dada interface, garantindo a acessibilidade das informações aos membros da equipe envolvidos

Dados Necessários

Contratante

  • Padrões e procedimentos adotados em seus empreendimentos para geração e troca de informações (Observação 2)
  • Manuais de diretrizes e soluções padronizadas de projeto, se houver

 

Projetistas

  • Compromisso formal de respeito aos procedimentos estabelecidos e, segundo a especialidade, com a leitura/análise solicitada para a documentação gerada

Produtos Gerados

Registros do fluxo de informações e das datas-chaves de envio e recebimento de documentos de projeto (Observação 3 e 4)

Observações

  1. Ver também Atividade B002, que deve ser atendida preliminarmente.
  2. Os recursos e procedimentos adotados para o fluxo de informações devem garantir a rapidez, confiabilidade e rastreabilidade do processo de projeto.
  3. O fluxo de informações deve incluir, além de documentos e dados, também o registro de informações geradas em telefonemas, mensagens eletrônicas, “fax”, reuniões informais e outros, evitando que haja falta ou excesso de informações para os agentes envolvidos.
  4. Caso haja uso do sistema BIM, o coordenador do projeto deverá administra-lo de modo “general manager”

CPR-D 002 - Análise crítica do detalhamento de projetos e ações corretivas necessárias.

Descrição da Atividade

  • Análise crítica dos projetos, com base nas informações constantes nos contratos, diretrizes de projeto, listas de verificação, atas de reuniões anteriores e demais documentos disponíveis a fim de garantir os objetivos propostos para o projeto (construtibilidade, racionalização, custo etc.) (Observação 1)
  • Verificação do atendimento às necessidades do cliente, premissas definidas nos dados de entrada de projeto, requisitos de funcionamento e desempenho especificados, exigências do agente financeiro, exigências de contrato e demais requisitos
  • Registro dos comentários e solicitação das correções devidas

Dados Necessários

Contratante

  • Escopos de projeto, memoriais descritivos, memoriais de incorporação, memoriais de venda, material publicitário, diretrizes de projeto, listas de verificação e demais documentos disponíveis.

 

Projetistas

  • Documentos de projeto (projetos, detalhamento e memoriais, na forma de arquivos eletrônicos e/ou cópias, conforme o caso)

Produtos Gerados

  • Relatório e/ou desenhos indicativos da análise crítica dos projetos, apontando as interferências entre os sistemas e projetos para posterior solução e correção
  • Solicitações de revisão aos projetistas

Observações

A análise crítica é um dos principais elementos que subsidiam a condução das reuniões de coordenação de projetos.

CPR-D 003 - Controle do processo quanto ao tempo e demais recursos, incluindo as ações corretivas necessárias.

Descrição da Atividade

  • Revisão do cronograma de projeto (responsabilidades, interdependências, produtos parciais e finais, datas limites, precedências e marcos de projeto acordados com a construtora / incorporadora / empreendedor) Monitoramento sistemático do processo a fim de tomar ações corretivas em tempo hábil, caso haja necessidade (Observação 1)
  • Reprogramação das atividades de maneira a garantir o atendimento das necessidades da construtora / incorporadora, caso seja verificado um provável atraso por parte de um ou mais membros da equipe

Dados Necessários

Contratante

  • Definição das necessidades e datas-limites

 

Projetistas

  • Compromisso formal de informar o andamento dos projetos, inclusive um possível atraso, em tempo hábil para tomada de ações corretivas por parte do coordenador

Produtos Gerados

  • Cronograma de projeto atualizado, no caso de uma reprogramação
  • Cronograma financeiro de desembolso de projeto atualizado, se fizer parte deste escopo (conforme D202)

Observações

  1. De forma a facilitar o controle do processo, é recomendável a utilização de redes de precedências com indicação do caminho crítico, abrangendo as inter-relações entre as especialidades e as interações com os órgãos técnicos públicos responsáveis por aprovações, considerando prazos exequíveis.

O cronograma deve ser uma ferramenta dinâmica, constantemente atualizada, a cada etapa concluída ou quando houver uma reprogramação, para ser utilizado como um registro do desenvolvimento do projeto e como base para planejamento de futuros empreendimentos.

CPR-D 004 - Organização, realização e registro de reuniões de coordenação de projetos.

Descrição da Atividade

Contratante / coordenador / projetistas:

  • Produtos gerados nos itens anteriores da Fase D (D001 e D002)
  • Relatório de análise crítica dos projetos
  • Convocação para reunião com pauta definida
  • Coordenação das pautas individuais
  • Preparação para realização das reuniões (logística, confirmação de presença dos envolvidos, catering, etc.)

Dados Necessários

  • Planejamento das reuniões: definição dos participantes, dos objetivos, da ordenação dos tópicos da pauta, dos horários (com escalonamento), da infraestrutura necessária, etc.
  • Convocação dos participantes, informando claramente o objetivo da reunião, pauta, data, local, horário de início e fim, documentos e informações a serem levados, etc.
  • Condução da reunião de acordo com o planejamento elaborado a fim de atingir os objetivos preestabelecidos
  • Registro das decisões e de suas justificativas, de modo ordenado e rastreável, e das tarefas a serem desenvolvidas, responsáveis e prazos

Produtos Gerados

  • Atas das reuniões contendo todas as informações, interfaces, definições assumidas, prazos acordados e responsabilidades estabelecidas, a fim de ficarem perfeitamente documentadas as decisões tomadas (Observação 1)
  • Listas de pendências com prazos e responsáveis pela resolução
  • Validação das atas e listas de pendências

Observações

  1. A coordenação de projetos deve promover reuniões entre contratante, construtor, projetistas e eventuais especialistas contratados, no sentido de definir e formalizar claramente todas as decisões, observações e recomendações.

CPR-D 005 - Validação de produtos finais e liberação para início das etapas subsequentes ao término do projeto.

Descrição da Atividade

  • Validar os projetos após as análises e revisões em função das interfaces e comentários de eventuais especialistas, com a ciência do contratante/construtor, de forma que possam ser liberados para a execução
  • Identificar, junto aos projetistas, quais observações/recomendações deverão ser repassadas às equipes envolvidas (obra, planejamento, orçamento, suprimentos, comercial, etc.) para um perfeito entendimento do projeto

Dados Necessários

Projetistas

  • Projeto atendendo a todas as recomendações/observações efetuadas pela coordenação, inclusive as constantes dos relatórios de análise crítica e atas de reuniões de coordenação de projetos

Produtos Gerados

  • Documento de validação dos projetos contendo parecer final recomendando a sua liberação pelo contratante, bem como observações que se façam necessárias (Observação 1)

Observações

  1. A validação dos projetos deve ser coordenada de forma que o resultado final seja compatível com o produto anteriormente definido, ou adequação do produto às exigências, em tempo hábil, informando o seu resultado ao contratante.

CPR-D 101 - Avaliação de desempenho dos serviços de projeto contratados

Descrição da Atividade

  • Efetuar as avaliações considerando os aspectos relativos ao desempenho dos projetos nesta fase
  • Consolidar os resultados para apresentá-los ao cliente e aos demais projetistas

Dados Necessários

Contratante

  • Informações relativas ao desempenho de cada um dos projetistas contratados

Produtos Gerados

  • Relatório de avaliação de desempenho dos serviços de projeto (Observação 2)
  • Registro da evolução dos serviços de projeto ao longo do tempo (se houver mais de um projeto desenvolvido para o mesmo contratante)

Observações

  1. A avaliação de desempenho dos serviços de projeto não deve ter caráter puramente classificatório. Inicialmente, ela deve definir os requisitos de qualidade esperados pelo cliente, a fim de orientar o projetista no desenvolvimento de suas atividades e, ao final, produzir uma reflexão conjunta quanto a aspectos positivos e deficientes, partindo do próprio projetista as propostas de melhoria. Como sugestão, alguns parâmetros de avaliação:
  • Qualidade gráfica (no caso do uso de BIM, avaliar a compatibilidade com as demais especialidades, assim como os equipamentos técnicos utilizados)
  • Qualidade das especificações
  • Capacidade de planejamento e de atendimento a prazos pactuados
  • Criatividade e inovação
  • Capacidade de propor soluções e alternativas
  • Nível de integração com demais subsistemas (compatibilidade)
  • Nível de qualidade da verificação e de atendimento a diretrizes do projeto
  • Racionalização e construtibilidade da solução
  • Conhecimento de normas técnicas, regulamentações e exigências legais

Conhecimento dos processos de análise e aprovação pelo poder público

CPR-D 102 - Avaliação de projetos por indicadores.

Descrição da Atividade

  • Devem ter sido definidos, anteriormente, em contrato, em conjunto com o cliente, quais indicadores de projeto serão avaliados e transmitir esses parâmetros aos projetistas antes do início dos trabalhos a fim de orientar o desenvolvimento dos projetos.
  • Definir os responsáveis pelo levantamento desses indicadores (preferencialmente os próprios projetistas), bem como as providências a serem tomadas a partir de resultados diferentes dos esperados.
  • Efetuar a avaliação comparativa dos indicadores levantados, apresentá-la ao cliente e aos projetistas a fim de decidir eventuais alterações de projeto

Dados Necessários

Contratante

  • Definição clara dos objetivos a serem alcançados no empreendimento, indicadores a serem avaliados / controlados

 

Projetistas

  • Compromisso em atingir os objetivos definidos

 

Especialistas, se houver:

  • Propostas de indicadores

Produtos Gerados

  • Relatório de avaliação, contendo as eventuais adequações dos projetos a serem implementadas para atendimento aos objetivos definidos (Observação 1)

Observações

  1. Os indicadores não devem ser analisados individualmente; em sua análise, devem ser considerados o desempenho global da edificação e os custos de construção, operação e manutenção.

CPR-D 103 - Coordenação de alterações de projeto.

Descrição da Atividade

  • Análise da solicitação das alterações de projeto pretendidas e suas implicações, verificação das especialidades de projeto que devem sofrer alteração e solicitação e análise de propostas para alteração dos projetos, inclusive com relação aos prazos previstos para execução das alterações.
  • Coordenação das alterações de projeto executando, sempre que possível, as atividades descritas nas etapas A, B e C, especialmente com relação à adequação às normas técnicas e posturas legais, identificação e solução de interfaces entre todas as atividades envolvidas, coordenação do fluxo de informações e análise das soluções técnicas e do grau de solução global atingida

Dados Necessários

Contratante

  • Definição clara das alterações programáticas pretendidas

 

Projetistas

  • Propostas técnico-comerciais para elaboração das alterações de projeto
  • Projetos alterados segundo as definições do contratante

Produtos Gerados

  • Relatório de análise crítica das alterações e de suas implicações, contendo a relação de especialidades de projeto que deverão ser alteradas para contemplar a solicitação do contratante, incluindo a análise das respectivas propostas e prazos pactuados
  • Validação dos projetos alterados conforme a solicitação

Observações

  1. O significado de alteração de projeto envolve mudança do conceito ou da solução adotada nos elementos de projeto já validados; as modificações de projeto, por sua vez, significam ajustes e não mudam o conceito ou solução anteriormente projetados

A validação dos projetos alterados deve se dar em tempo hábil e ser coordenada de forma que o resultado final seja compatível com o produto definido

CPR-D 201 - Análise de orçamentos de serviços de execução de obras.

Descrição da Atividade

  • Análise crítica e equalização dos orçamentos e propostas recebidas, levando-se em conta, além das questões comerciais, as questões de ordem técnica, avaliando o impacto global da solução apresentada.

Dados Necessários

Contratante (Observação 1)

  • Escopo de fornecimento desejado
  • Forma de contratação
  • Prazo de execução desejado
  • Preço máximo pretendido

 

Projetistas

  • Todos os projetos detalhados e consolidados nesta fase; memoriais de especificação de todas as disciplinas

 

Fornecedores

  • Propostas técnico-comerciais

Produtos Gerados

  • Relatórios de avaliação anterior para seleção de fornecedores, se houver
  • Relatórios de visitas a fornecedores para validação de condições de fornecimento
  • Indicação de seleção de fornecedores de materiais e serviços fundamentados em parâmetros definidos em conjunto com o contratante
  • Elaboração de planilhas comparativas de preços ofertados, e outras condições específicas, e seus desvios para avaliação de melhor relação custo-benefício

Observações

  1. Questões relativas à saúde financeira e à conformidade jurídica, fiscal e tributária dos fornecedores cabem ao contratante.

CPR-D 202 - Liberação de parcelas de pagamento de projetistas vinculadas a etapas de serviço.

Descrição da Atividade

  • Verificação do atendimento às cláusulas contratuais para liberação das parcelas (critérios de recebimento)

Dados Necessários

Contratante

  • Contratos de projeto e planejamento financeiro do empreendimento, no que diz respeito aos projetistas

 

Projetistas

  • Medição de serviços

Produtos Gerados

  • Autorização de pagamento
  • Revisão do planejamento financeiro para a etapa seguinte

Observações

CPR-D 203 - Análise do planejamento da execução da obra.

Descrição da Atividade

  • Análise crítica dos elementos de planejamento da execução da obra (redes PERT/CPM; cronograma de suprimentos, plano de ataque, plano da qualidade, organograma, nivelamento de recursos, dimensionamento de equipes, projeto de canteiro, PCMAT, etc.) (Observação 1)

Dados Necessários

Contratante

  • Planejamento da execução da obra (Observação 2)

Produtos Gerados

  • Parecer com relação à viabilidade do planejamento da execução da obra apresentado e propostas de melhorias

Observações

  1. O coordenador deverá relacionar os elementos de documentação necessários para essa análise, a serem fornecidos pelo contratante.
  2. O contratante e o coordenador deverão definir de comum acordo, por ocasião da contratação, qual será a extensão e abrangência desses serviços, e a responsabilidade do coordenador na análise do planejamento da execução da obra.

CPR-D 204 - Análise de proposições de métodos construtivos.

Descrição da Atividade

  • Análise crítica dos métodos construtivos e/ou inovações tecnológicas propostos (materiais, serviços, equipamentos ou sistemas), levando-se em conta, além das questões comerciais, as questões de ordem técnica, e avaliando o impacto global da solução apresentada. (Observação 1)

Dados Necessários

Contratante

  • Informações relativas aos métodos construtivos adotados pela empresa / planejamento da obra

 

Projetistas

  • Propostas de métodos construtivos

 

Fornecedores

  • Propostas técnico-comerciais

Produtos Gerados

  • Relatórios de visitas a fornecedores para validação de condições de fornecimento
  • Relatório de análise de protótipos
  • Relatórios de avaliação global da solução, levando em conta: custo inicial da solução; custo/facilidade de manutenção, facilidade de produção/produtividade; custo de recebimento, transporte interno e estocagem; garantia de continuidade de fornecimento; impacto no prazo global da obra, comparação de custo e outras condições entre diversos sistemas, etc.

Observações

  1. O contratante e o coordenador deverão definir de comum acordo, por ocasião da contratação, qual a extensão e abrangência desses serviços e a responsabilidade do coordenador na análise dos métodos construtivos

CPR-D 205 - Verificação de todos os documentos gerados pelos projetistas e especialistas.

Descrição da Atividade

  • Verificar a adequação e conformidade de todos os elementos e equipamentos (arquitetônicos, estruturais, sistemas elétricos e hidráulicos, de climatização, paisagismo, projetos de vedações, arquitetura de interiores e outros pertinentes) da edificação.

Dados Necessários

Projetistas

  • Todos os projetos detalhados e consolidados nesta fase, analisados e comentados por todas as outras disciplinas envolvidas, inclusive as de projetos para produção
  • Memoriais de especificação de todos os projetos

Produtos Gerados

  • Relatórios e desenhos indicativos de todas as interferências entre todos os sistemas e os projetos para eventual solução e correção das mesmas; verificando as interferências em: fundações; sistemas estruturais; sistemas prediais elétricos e hidráulicos; sistemas de climatização (ar-condicionado e ventilação); dimensionamento de equipamentos em função dos ambientes definidos; sistemas de vedação; sistemas de revestimentos de pisos, vedações e forros; quaisquer outros sistemas pertinentes

Observações

FASE E: PÓS-ENTREGA DO PROJETO

CPR-E 001 - Coordenação da apresentação dos projetos à equipe de execução da obra

Descrição da Atividade

  • Promoção de reuniões programadas, com participação dos projetistas, coordenador de obras, coordenador do projeto, engenheiro residente e líderes de equipes de execução (mestres-de-obras e encarregados), com objetivo de transmitir os conceitos e soluções adotados de projeto (Observação 1)

Dados Necessários

Projetistas:

  • Projetos executivos correspondentes

 

Construtora:

  • Análise prévia dos projetos (Observação 2)
  • Cronograma de etapas de execução da obra (Observação 3)

Produtos Gerados

  • Atas de reunião (Observação 4)
  • Informações para planejamento, contratação, execução e controle das atividades de execução da obra
  • Informações para avaliação de desempenho dos serviços de projeto

Observações

  1. As reuniões devem ser realizadas a tempo de se estabelecerem adequados planejamento, aquisição e contratação das atividades de suprimento e de execução correspondentes.
  2. A análise prévia dos projetos pela construtora deve ser disponibilizada à coordenação de projetos e aos projetistas, para efeito de direcionamento da preparação da reunião de apresentação de projetos.
  3. As modificações de projetos estabelecidas nesta fase devem se restringir àquelas que possam efetivamente agregar valor ao empreendimento, uma vez que os projetos já terão sido anteriormente validados.

4. As reuniões devem ser subdivididas por escopos de projeto e antecederem às etapas de execução, caso a caso, de acordo com as características do empreendimento.

CPR-E 002 - Acompanhamento e avaliação da qualidade dos projetos na obra.

Descrição da Atividade

  • Efetuar visitas com os projetistas à obra, programadas e com escopo pré-definido, a fim de sanar eventuais dúvidas e de analisar sugestões da equipe de produção, retroalimentando ao projetista e estreitando o contato entre projetista e produção
  • Efetuar as avaliações considerando os aspectos relativos ao desempenho dos projetos nesta fase
  • Consolidar os resultados para apresentá-los ao cliente e aos projetistas

Dados Necessários

Contratante / engenheiro-residente

  • Informações relativas ao desempenho, tanto do projeto, quanto do atendimento prestado pelo projetista durante a execução das obras

 

Projetistas

  • Compromisso formal de melhoria contínua nos seus processos a partir das avaliações efetuadas

Produtos Gerados

  • Relatórios das visitas à obra, com registro dos pontos levantados e das ações a serem tomadas
  • Subsídios para avaliação de desempenho dos serviços de projeto (Observação 1)
  • Ata da reunião de avaliação da qualidade dos serviços de projeto com registro das ações a serem implementadas pelo projetista

Observações

  1. Ver também C102 e D101.

A avaliação de desempenho dos serviços de projeto não deve ter caráter puramente classificatório; inicialmente, ela deve definir os requisitos de qualidade esperados, a fim de orientar o projetista no desenvolvimento de suas atividades e, ao final, produzir uma reflexão conjunta quanto a aspectos positivos e deficientes, partindo do próprio projetista as propostas de melhoria. Como sugestão, alguns parâmetros de avaliação, a serem definidos no início do projeto, em conjunto com o cliente:

  • Nível de racionalização construtiva proporcionado pelo projeto
  • Nível de integração com demais subsistemas (compatibilidade)
  • Conformidade com as normas técnicas
  • Qualidade das especificações
  • Qualidade gráfica

Contribuição do projeto para a construtibilidade e segurança do trabalhador na obra

CPR-E 003 - Análise crítica e validação do manual de utilização e manutenção das áreas comuns e privativas do edifício.

Descrição da Atividade

  • Avaliar a coerência entre as informações do manual técnico de utilização e manutenção das áreas comuns e privativas e as características e especificações dos projetos do empreendimento e normalização vigente
  • Promover eventuais adequações do texto do manual técnico de utilização e manutenção das áreas comuns e privativas e promover a validação e liberação do texto final

Dados Necessários

Contratante

  • Projetos executivos originais
  • Projetos “como construído” (as built)
  • Informações constantes em contratos, memoriais de venda, material publicitário, etc.
  • Informações de fornecedores de equipamentos
  • Manual técnico de utilização e manutenção das áreas comuns e privativas (versão preliminar)

 

Projetistas

  • Subsídios das especialidades para manual técnico de utilização e manutenção, com orientações sobre a manutenção dos sistemas prediais, equipamentos etc.

Produtos Gerados

  • Relatório contendo a análise do manual técnico de utilização e manutenção das áreas comuns e privativas, com sugestões de adequação, se houver necessidade (Observação 1)

Observações

  1. Para a análise aqui descrita, devem ser consideradas as exigências das normas técnicas brasileiras, aspectos legais do direito dos consumidores e a experiência de empreendimentos anteriores. O SECOVI-SP publicou um texto orientativo, denominado “Manual do Proprietário”, que também pode ser usado como referência.

CPR-E 101 - Avaliação de desempenho dos serviços de projetos contratados

Descrição da Atividade

  • Efetuar as avaliações junto com a equipe de obra
  • Consolidar os resultados para apresentá-los ao cliente e aos projetistas, a fim de destacar os aspectos positivos e pontos a melhorar
  • Solicitar propostas de melhorias a serem implementadas pelos projetistas

Dados Necessários

Contratante

  • Informações por parte da equipe de obra relativas à qualidade percebida durante a utilização dos projetos

 

Projetistas

  • Compromisso com a melhoria contínua nos seus processos a partir das avaliações efetuadas

Produtos Gerados

  • Relatório de avaliação de desempenho dos serviços de projetos, contendo a pontuação obtida para cada critério definido e a posição adotada pela empresa a partir dessa avaliação (Observação 1)
  • Registro da evolução dos serviços de projeto ao longo do tempo (se houver mais de um projeto desenvolvido para o mesmo contratante)

Observações

  1. Ver também D101.

A avaliação de desempenho dos serviços de projeto não deve ter caráter puramente classificatório; inicialmente, ela deve definir os requisitos de qualidade esperados pelo cliente, a fim de orientar o projetista no desenvolvimento de suas atividades e, ao final, produzir uma reflexão conjunta quanto a aspectos positivos e deficientes, partindo do próprio projetista as propostas de melhoria. Como sugestão, alguns parâmetros de avaliação:

  • Qualidade gráfica
  • Qualidade das especificações
  • Capacidade de planejamento e de atendimento a prazos pactuados
  • Criatividade e inovação
  • Capacidade de propor soluções e alternativas
  • Nível de integração com demais subsistemas (compatibilidade)
  • Nível de qualidade da verificação e de atendimento a diretrizes do projeto
  • Racionalização e construtibilidade da solução
  • Conhecimento de normas técnicas, regulamentações e exigências legais

Conhecimento dos processos de análise e aprovação pelo poder público

CPR-E 102 - Coordenação de alterações de projeto.

Descrição da Atividade

  • Análise da solicitação das alterações de projeto pretendidas e suas implicações, verificação das especialidades de projeto que devem sofrer alteração e solicitação e análise de propostas para alteração dos projetos, inclusive com relação aos prazos previstos para execução das alterações
  • Coordenação das alterações de projeto executando, sempre que possível, as atividades descritas nas etapas A, B e C, especialmente com relação à adequação às normas técnicas e posturas legais, identificação e solução de interfaces entre todas as atividades envolvidas, coordenação do fluxo de informações e análise das soluções técnicas e do grau de solução global atingida

Dados Necessários

Contratante

  • Definição clara das alterações programáticas pretendidas (Observação 1)

 

Projetistas

  • Propostas técnico-comerciais para elaboração das alterações de projeto
  • Projetos alterados segundo as definições do contratante

Produtos Gerados

  • Relatório de análise crítica das alterações e de suas implicações, contendo a relação de especialidades de projeto que deverão ser alteradas para contemplar a solicitação do contratante, incluindo a análise das respectivas propostas e prazos
  • Validação dos projetos alterados conforme a solicitação (Observação 2)

Observações

  1. O significado de alteração de projeto envolve mudança do conceito ou da solução adotada nos elementos de projeto já validados; as modificações de projeto, por sua vez, significam ajustes e não mudam o conceito ou solução anteriormente projetados

2. A validação dos projetos alterados deve se dar em tempo hábil e ser coordenada de forma que o resultado final seja compatível com o produto definido

CPR-E 201 - Organização, realização e registro de reuniões de preparação da execução da obra

Descrição da Atividade

  • Planejamento, convocação dos participantes e condução das reuniões programadas com a participação dos projetistas, coordenador de obras, engenheiro residente e líderes de equipes de execução (mestres-de-obras e encarregados), com o objetivo de discutir as soluções de projeto, confrontadas ao planejamento da execução da obra

Dados Necessários

Contratante

  • Informações relativas ao planejamento da execução da obra

 

Projetistas

  • Projetos executivos e projetos para produção correspondentes

 

Especialistas, se houver

  • Auxílio na identificação dos principais cuidados e de pontos que possam gerar problemas durante a execução da obra

Produtos Gerados

  • Atas das reuniões de preparação da obra contendo todas as informações, interfaces, definições assumidas, prazos acordados e responsabilidades estabelecidas, com destaque para o registro das decisões relevantes e suas justificativas, de maneira ordenada e rastreável
  • Listas de pendências com prazos e responsáveis pela resolução
  • Validação das atas e listas de pendências (Observação 1)

Observações

  1. Ver também E102 – Coordenação de alterações de projeto

CPR-E 202 - Elaboração do manual do proprietário para o uso, conservação e manutenção da edificação.

Descrição da Atividade

Contratante

  • Informações constantes em contratos, memoriais de venda, material publicitário, etc.
  • Informações de fornecedores de equipamentos
  • Projetos “como construído” (as built)

 

Projetistas

  • Projetos executivos originais
  • Especificações técnicas e material gráfico para a elaboração do manual do proprietário

Dados Necessários

  • Elaboração do manual do proprietário de acordo com a legislação vigente, normas técnicas, padrões do promotor (incorporador) e compromissos contratuais, com orientações de manutenção otimizada dos sistemas prediais e revestimentos arquitetônicos

Produtos Gerados

  • Manual do proprietário para o uso, conservação e manutenção da edificação

Observações

  1. O manual do proprietário deve conter as informações e orientações necessárias para o uso, conservação e manutenção da edificação e alinhados a normalização ABNT NBR 14037 e ABNT NBR 5674:
  • Descrição das características de cada sistema, inclusive documentação técnica;
  • Procedimentos e cuidados de operação e manutenção;
  • Relação de fornecedores utilizados na obra;
  • Termos de garantia.
  • Devem estar indicadas todas as interferências entre vedações, estruturas e sistemas prediais.

FASE F: PÓS-ENTREGA DA OBRA

CPR-F 001 - Organização, realização e registro de reuniões de avaliação dos projetos e retroalimentação.

Descrição da Atividade

  • Planejamento das reuniões: definição dos participantes, dos objetivos, da ordenação dos tópicos da pauta, horários e infraestrutura necessária
  • Convocação dos participantes, informando claramente o objetivo da reunião, pauta, data, local, horário de início e fim, documentos e informações a serem levados, etc.
  • Condução da reunião de acordo com o planejamento elaborado a fim de atingir os objetivos preestabelecidos e registro das decisões e ações a serem desenvolvidas, responsáveis e prazos

Dados Necessários

Contratante / construtor

  • Avaliação da qualidade dos projetos, realizadas nas fases anteriores
  • Registros de alterações e/ou modificações de projetos efetuadas

Produtos Gerados

  • Atas das reuniões de avaliação
  • Relatório consolidando as avaliações dos resultados dos projetos e propondo ações de melhoria, sejam elas relativas às diretrizes de desenvolvimento dos projetos, ou ao processo de projeto como um todo (Observação 1)

Observações

  1. Esta atividade toma como princípio a necessidade de se elaborar um “fechamento” dos processos de avaliação de cada empreendimento, considerando as suas particularidades, mas também levando em conta os fatores que se repetirão em empreendimentos futuros, retroalimentando, assim, os processos do cliente, do coordenador, dos projetistas, da construtora, etc.

 

 

CPR-F 101 - Avaliação da qualidade dos projetos pelas equipes da construtora

Descrição da Atividade

  • Definição, em conjunto com o contratante, do tamanho da amostra, da forma de aplicação da pesquisa (questionário, mala direta etc.) e do prazo estimado de retorno, além de eventuais incentivos aos participantes
  • Elaboração dos questionários a fim de verificar a imagem transmitida pela empresa e a qualidade percebida pelos clientes, bem como o atendimento aos requisitos de funcionamento e desempenho estabelecidos
  • Recebimento das respostas e emissão de cartas de agradecimento aos participantes
  • Redação do relatório de análise dos dados, inclusive com indicação da necessidade de levantamentos complementares por meio de inspeções técnicas e/ou observações de uso

Dados Necessários

Contratante

  • Informação com relação aos requisitos de funcionamento e desempenho definidos na concepção do produto
  • Definição da quantidade, periodicidade e abrangência das coletas de informações, bem como dos itens a serem avaliados

 

Projetistas

  • Propostas de questionários relativos às suas disciplinas

 

Especialistas

  • Propostas de questionários relativos às suas especialidades

Produtos Gerados

  • Tabulação e tratamento estatístico dos dados obtidos
  • Relatório de avaliação pós-ocupação global do empreendimento
  • Encaminhamento dos produtos da avaliação pós-ocupação realizada a todos os agentes envolvidos

Observações

CPR-F 201 - Coordenação de projetos “Conforme o Executado - As Built”.

Descrição da Atividade

  • Planejamento, convocação dos participantes e condução das reuniões programadas com a participação dos projetistas, coordenador de obras, engenheiro residente e líderes de equipes de execução (mestres-de-obras e encarregados), com o objetivo de discutir as soluções de projeto, confrontadas ao planejamento da execução da obra (Observação 1)

Dados Necessários

Contratante

  • Informações relativas ao planejamento da execução da obra

 

Projetistas

  • Projetos executivos e projetos para produção correspondentes

 

Especialistas, se houver

  • Auxílio na identificação dos principais cuidados e de pontos que possam gerar problemas durante a execução da obra

Produtos Gerados

  • Atas das reuniões de preparação da obra contendo todas as informações, interfaces, definições assumidas, prazos acordados e responsabilidades estabelecidas, com destaque para o registro das decisões relevantes e suas justificativas, de maneira ordenada e rastreável
  • Listas de pendências com prazos e responsáveis pela resolução
  • Validação das atas e listas de pendências

Observações

Ver também E102 – Coordenação de alterações de projeto

CPR-F 202 - Avaliação pós-ocupação global.

Descrição da Atividade

  • Definição, em conjunto com o contratante, do tamanho da amostra, da forma de aplicação da pesquisa (questionário, mala direta etc.) e do prazo estimado de retorno, além de eventuais incentivos aos participantes
  • Elaboração dos questionários a fim de verificar a imagem transmitida pela empresa e a qualidade percebida pelos clientes, bem como o atendimento aos requisitos de funcionamento e desempenho estabelecidos
  • Recebimento das respostas e emissão de cartas de agradecimento aos participantes
  • Redação do relatório de análise dos dados, inclusive com indicação da necessidade de levantamentos complementares por meio de inspeções técnicas e/ou observações de uso

Dados Necessários

Contratante

  • Informação com relação aos requisitos de funcionamento e desempenho definidos na concepção do produto
  • Definição da quantidade, periodicidade e abrangência das coletas de informações, bem como dos itens a serem avaliados

Projetistas

  • Propostas de questionários relativos às suas disciplinas

 

Especialistas

  • Propostas de questionários relativos às suas especialidades

Produtos Gerados

  • Tabulação e tratamento estatístico dos dados obtidos
  • Relatório de avaliação pós-ocupação global do empreendimento
  • Encaminhamento dos produtos da avaliação pós-ocupação realizada a todos os agentes envolvidos

Observações

Gerar Porposta

PROPOSTA - Projetos e Serviços de Coordenação de Projetos

Sobre

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