Acessibilidade em condomínios é tema de curso

Data: 25 e 27/06/24 (terça e quinta-feira, das 19h às 22h)

Objetivo: Geral: contribuir para o conhecimento dos aspectos práticos, normativos e legais relacionados à acessibilidade para pessoas com deficiência, pessoas idosas ou mobilidade reduzida em ambientes condominiais.

Específico: otimizar e agregar valor ao atendimento das demandas e necessidades coletivas e individuais da comunidade condominial.

Público-alvo: Síndicos condôminos, Síndicos Profissionais, Gerentes e assistentes de administradoras de condomínios, gerentes prediais, gestores prediais e interessados no tema.

Programação

O curso visa abordar os princípios, estratégias e regulamentações relacionadas à acessibilidade em condomínios residenciais e comerciais. Compreender a importância da implementação de medidas que garantam a inclusão e a mobilidade de todos os moradores, considerando a diversidade de necessidades e limitações físicas.

Fundamentos da acessibilidade:

  • Conceitos fundamentais e sua importância em ambientes condominiais.
  • Legislação e normativas aplicáveis.

Infraestrutura acessível em condomínios:

  • Adaptações arquitetônicas para promover a acessibilidade: rampas, elevadores, corrimãos, sinalizações táteis, entre outros.
  • Projetos de acessibilidade em áreas comuns: estacionamento, entrada, áreas de lazer, entre outros;
  • Acessibilidade em áreas privativas;
  • Longevidade e impactos no ambiente condominial.

Gestão e manutenção da acessibilidade:

  • Estratégias para garantir a manutenção e preservação das estruturas e equipamentos acessíveis;
  • Papel do síndico e da administração na promoção da acessibilidade.

Comunicação e conscientização:

  • Sensibilização dos moradores e funcionários sobre a importância da acessibilidade;
  • Comunicação acessível: sinalizações, informações visuais e sonoras.

Aprendizagem ativa, onde os participantes estarão ativamente envolvidos, promovendo discussões e debates, simulações e estudos de caso.

  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.
  • CAMBIAGHI, S. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. 4. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.
  • CASTRO, E. R. ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA: conheça o método eficiente para aplicar à acessibilidade em seus projetos e obras. 1 ed. São Paulo: 2022.
  • CASTRO, E. R. ACESSIBILIDADE: 14 profissionais e 1 propósito. 1 ed. São Paulo: 2022.

Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos que tiverem uma frequência mínima de 75%.

Carga horária: 6 horas

Pontuação:

Pontos PQE
30 PONTOS

Formatos

Presencial – A UNISECOVI está localizada na sede do Secovi-SP, na Rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Clementino – São Paulo/SP – 04026-002 – Onde serão realizadas todas as aulas presenciais.

Online – Transmissão ao vivo via Zoom – no formato reunião, que possibilita aos alunos que acompanham a aula ao vivo, habilitarem câmera e microfone para a participação.
O conteúdo das aulas será gravado e ficará à disposição do aluno até 10 dias corridos do final do curso, possibilitando que o aluno possa assistir em outro horário – sem prejuízo de marcação de presença e também com a possibilidade de rever quantas vezes for necessário o material apresentado em aula.

Investimento:

Presencial
A depender do quórum mínimo de 15 pessoas
Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi R$ 280,00 2x R$ 147,00 3x R$ 98,00 4x R$ 73,00 5x R$ 59,00 8x R$ 36,00
(somente cartão de crédito)
Representados R$ 315,00 2x R$ 166,00 3x R$ 110,00 4x R$ 83,00 5x R$ 66,00 8x R$ 41,00
(somente cartão de crédito)
Demais Interessados R$ 350,00 2x R$ 184,00 3x R$ 123,00 4x R$ 92,00 5x R$ 73,00 8x R$ 46,00
(somente cartão de crédito)

 

Transmissão Simultânea
Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi R$ 252,00 2x R$ 132,00 3x R$ 88,00 4x R$ 66,00 5x R$ 53,00 8x R$ 33,00
(cartão de crédito)
Representados R$ 283,00 2x R$ 149,00 3x R$ 99,00 4x R$ 74,00 5x R$ 59,00 8x R$ 37,00
(cartão de crédito)
Demais Interessados R$ 315,00 2x R$ 166,00 3x R$ 110,00 4x R$ 83,00 5x R$ 66,00 8x R$ 41,00
(cartão de crédito)

Informações Importantes:

FORMATOS
No ato da inscrição o aluno deverá escolher UMA das modalidades disponíveis (presencial OU online) e fica ciente que terá acesso apenas a modalidade selecionada.

REGISTRO DE PRESENÇA
Presencial – de acordo com a assinatura na lista.
Online – de acordo com o registro de acesso na plataforma Zoom – ao vivo ou gravado

TRANSMISSÃO

  • A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
  • O áudio pode conter ruídos do ambiente.
  • Mesmo havendo microfones na sala e orientações para utilizá-los, os alunos da aula presencial podem acabar não usando o aparelho no momento de fazer perguntas ou comentários.
  • O aluno poderá utilizar-se do microfone para a sua participação interativa nas aulas ao vivo, porém poderá optar por fazer a sua comunicação através do Chat, a fim de interagir com perguntas ou comentários

 

DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ

  1. Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), haverá a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes.
  2. Na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados (LGPD), o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
    1. As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
    2. As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assisti-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi, passados 10 dias corridos do término do curso;
    3. No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
  3. Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como, para comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz para os fins descritos no presente.
    A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.

 

INVESTIMENTO

  1. Os valores para associados/Representados do Secovi-SP são concedidos para funcionários de empresas (em dia c/ as contribuições), com o consentimento dessas, de acordo com o CNPJ indicado no ato da inscrição.
    Consequentemente o Documento de Cobrança, referente a inscrição será SEMPRE EMITIDO EM NOME daquele que possui o benefício (valor c/ desconto).
  2. Procedimento de emissão de Documento de cobrança ou Notas Fiscais de Prestação de Serviços:
    1. A emissão do documento de cobrança (p/ associados/Representados do Secovi-SP) ou da NF. (p/ o público demais), ocorre após a prestação de serviço, portanto não temos como proceder com a emissão dos mesmos antes que o curso aconteça. As emissões são efetuadas de forma rateada entre os meses em que ocorre o curso, e de acordo com a quantidade de aulas que o mesmo teve no mês, com base na Legislação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), Decreto: 53.151 de 17 de maio de 2012.
    2. Emissão do Documento de cobrança para o público Associado e/ou Representado:
      O Documento de cobrança relativo a atividades que compõem o objeto social do SECOVI-SP, desenvolvidas em benefício de seus associados/Representados. De acordo com a Solução de Consulta SF/DJUG N. 17/2021, tais atividades não constituem prestação de serviço, de modo que não devem ser objeto da emissão de nota fiscal de serviço.
    3. Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços para o público Não Associado/Representado:
      Os valores para aqueles que não fazem parte da categoria representada sindicalmente pela entidade, implica em emissão da NFs-e
  3. Os pagamentos parcelados no boleto só serão aceitos desde que a primeira parcela seja quitada antes da data de início do curso e a última parcela quitada até a data de término do curso
  4. Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
    O curso poderá ser cancelado ou adiado pela UniSecovi por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;

    1. Serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária vinculada ao CNPJ/CPF do campo SACADO, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
    2. O reembolso será feito única e exclusivamente em nome do SACADO. Caso a compra tenha sido paga pelo aluno, o mesmo deverá encaminhar carta de anuência da empresa assinada pelo procurador legal da mesma e, uma cópia do contrato social da empresa, para verificação de poderes da assinatura do procurador;
    3. Em caso de desistência por opção do aluno, será retido 10% do valor da inscrição, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo as aulas realizadas ou as Notas Fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.

Diversos

  1. Inclui material didático fornecido pelos docentes e certificado da Universidade Secovi (disponibilizados online).
  2. Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários e docentes previamente programados.
  3. A viabilização do curso dependerá de um número mínimo de inscritos em cada modalidade.
  4. Água e bebidas disponíveis na máquina de café do mezanino serão oferecidas gratuitamente aos alunos da modalidade presencial. Outras bebidas e alimentos podem ser comprados na máquina de autoatendimento.

Mais informações e inscrições:

Contato: (11) 5591-1300
WhatsApp: (11) 9*7098-0858
E-mail: uni@secovi.com.br
Local: Secovi-SP – Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Estacionamento: Rua Luís Góis, 2.100

Fonte: Secovi-SP