IBI revisa e atualiza Manual de Impermeabilização

Conjunto de publicações visa proporcionar conhecimento e padronização no desenvolvimento e contratação de projetos no mercado imobiliário e de construção, atendendo à Norma de Desempenho

O conjunto de Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária, sob a coordenação geral do Secovi-SP, chega à sua 3ª edição. Entidades representativas dos setores envolvidos trabalharam na produção, revisão e atualização dos conteúdos. O IBI Brasil foi responsável pelo Manual de Impermeabilização, já disponível gratuitamente no site, juntamente com outros manuais.

Tais documentos são de grande importância para os profissionais de cada segmento, pois servem de base de conhecimento e estabelecem uma padronização para o desenvolvimento e contratação de projetos nas diferentes áreas do mercado da construção. “O IBI, como referência no setor da impermeabilização, valoriza a distribuição de materiais úteis para a boa qualificação de projeto e serviço, que incentivem o cumprimento da Norma de Desempenho e, assim, contribuam para a qualidade das edificações”, afirma José Miguel Morgado, diretor técnico do instituto e que colaborou ativamente no processo de atualização dos conteúdos.

O projeto foi realizado sob coordenação técnica da engenheira civil Maria Angelica Covelo Silva, diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento, e com apoio técnico do SindusCon-SP.

A nova divisão dos materiais consiste em três partes: a dos Manuais de Escopo, que atendem à Norma de Desempenho; os Memoriais, com modelos descritivos de projeto de edificações habitacionais para atendimento à ABNT NBR 15.575:2013; e a dos Complementares, com conteúdos avulsos de disciplinas que ainda não possuem Manual de Escopo, que são projetos de contenções, fundações e vedações verticais, além do Guia para utilização dos Escopos. Os materiais que receberam novo conteúdo possuem o selo NBR 15.575 em sua capa.

Além do Manual de Impermeabilização, os demais manuais disponíveis no site são: Acústica, Ar Condicionado e Ventilação, Arquitetura e Urbanismo, Automação e Segurança, Coordenação de Projetos, Estruturas, Infraestrutura Esportiva, Instalações Elétricas, Instalações Hidráulicas, Luminotécnica, Paisagismo, Revestimento e Vedações.

Fonte: IBI Brasil